Balanço anual da pós-graduação mostra avanços em número de servidores em qualificação
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) e a Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fazem balanço anual da área de pós-graduação. Os dados mostram avanços na qualificação de recursos humanos ao nível da pós-graduação stricto sensu no âmbito do IFRO. Atualmente os programas/parcerias estão capacitando o seguinte total de servidores:
- Doutorado em Engenharia Elétrica (UNESP): 13
- Doutorado em Administração turma II (UFPR): 9
- Doutorado em Computação (UFF): 4
- Doutorado em Educação (UNESP): 22
- Doutorado em Educação Escolar (UNIR): 9
- Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC): 4
- Mestrado em Computação (UFF): 5
- Mestrado em Gestão e Estratégia: 12
- Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): 31
- Mestrado em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT): 19
Entre 2023 e 2024, essas ações ganharam destaque. Em 2022 eram 90 servidores cursando Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) nos programas de pós-graduação com os quais o IFRO possui parceria. Em 2023, esse número subiu para 112; e em 2024, para 128, indicando um acúmulo percentual de 42% no período.
A Coordenadora de Pós-Graduação, Michele Noé, projeta que “no ano de 2025 os esforços da CPOSG serão canalizados para manter as parcerias vigentes e ampliar as oportunidades formativas, ao nível de mestrado, para os servidores da carreira TAE, que expressam uma demanda reprimida muito grande de formação ao nível de pós-graduação stricto sensu. Destacamos também os mestrados em rede ofertados pelo IFRO, que possuem vagas reservadas para servidores e contam com quadro docente próprio – formado por professores excelentes, comprometidos com a qualidade da oferta e a elevação da qualificação institucional”.
Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Xênia de Castro Barbosa, “a política de formação de servidores desenvolvida pelo IFRO ao nível de stricto sensu vem possibilitando avanços na pesquisa científica e tecnológica, na comunicação científica e na melhoria dos serviços prestados pelo IFRO à sociedade. Sem dúvidas, é algo a ser comemorado!”.
O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, realça que “investir na formação de servidores é uma necessidade do serviço público, tendo em vista os desafios e as complexidades do tempo em que vivemos. Para o ano de 2025 esperamos dar continuidade às ações já em curso na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e fortalecer ainda mais nossa política de formação em serviço, por meio da contratação de novas parcerias, com atenção especial às necessidades dos servidores TAEs, na expectativa da efetivação do RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências para os trabalhadores e as trabalhadoras desta categoria. Faço votos de que o ano novo seja de muitas conquistas, realizações, saúde e paz para todos!”.
Qualificação
A pós-graduação stricto sensu é responsável por formar recursos humanos altamente qualificados, para contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. O Instituto Federal de Rondônia, ao longo de sua história, tem envidado esforços para essa formação, buscando qualificar sua própria força de trabalho para o alcance de seus objetivos institucionais e do desenvolvimento regional e nacional sustentáveis.
Michele Noé demonstra que a ampliação do quantitativo de servidores cursando Minter e Dinter nos programas com os quais o IFRO é conveniado se explica pelo aumento dos investimentos no setor, e pela parceria firmada com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Bem como os de Educação e de Engenharia Elétrica, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
A Coordenadora de Pós-Graduação do IFRO informou, ainda, que a CPOSG gerencia, atualmente, seis convênios para formação de servidores no doutorado, dois para formação no mestrado, além de prestar suporte aos três programas de mestrado em rede ofertados pelo IFRO, e aos cursos de pós-graduação lato sensu.
A Pró-Reitora de Pesquisa, Xênia Barbosa, agradeceu ao Reitor do IFRO pela sensibilidade em relação ao tema da pós-graduação e da qualificação de recursos humanos, à Cleonice Cabral, Diretora de Gestão de Pessoas, pela postura atenta e contribuições sempre pertinentes, e parabenizou Michele Noé, pela forma eficiente e gentil com que vem conduzindo os trabalhos na CPOSG.
Redes Sociais