Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Escola do Chocolate do Campus Jaru é apresentado durante a 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 16h50 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 16h50 | Acessos: 206

Escola Chocolate 1Integrantes do Projeto Escola do Chocolate do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu de 26 a 28 de novembro. O evento busca contribuir para a divulgação da educação profissional e tecnológica, com o objetivo de ampliar o seu reconhecimento social e a sua atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.

Em 2024, a Semana Nacional, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), trouxe o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.

A equipe da Escola do Chocolate foi composta pela Coordenadora do núcleo viveiro e produção de mudas, Andreza Pereira Mendonça, o aluno do Campus Ji-Paraná, Hidson Alves Pereira, a Coordenadora de núcleo – Escola e Capacitação, Marília Assis dos Santos, e o aluno do Campus Jaru, Rogério Junio Salema Taramelli. No estande do projeto, foram expostos chocolates 55% de cacau para degustação dos visitantes.

Os integrantes da Escola do Chocolate puderam compartilhar todo o ciclo de produção, falando sobre a agroindústria e os processos do cacau em Rondônia. “Foi muito importante a nossa participação neste importante evento, pudemos divulgar o projeto Escola do Chocolate, e, como nas outras vezes, trouxemos chocolate 55% para degustação das pessoas que passaram pelo nosso estande. Nossa expectativa é que as outras instituições que participaram da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica conheçam o que estamos fazendo em Rondônia”, destacou Marilia Assis dos Santos, Coordenadora de núcleo – Escola e Capacitação do Projeto Escola do Chocolate.

 

Escola do Chocolate

A Escola do Chocolate surgiu a partir de parcerias institucionais firmadas inicialmente entre o Campus Jaru e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), no ano de 2021, para o desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia, que é coordenado pela gerência local do Sebrae em Jaru e conta com outros parceiros como: Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entre outros parceiros.

Os servidores Alana Mara Kolln, Marília Assis dos Santos, Regiane Pandolfo Marmentini, Andreza Pereira Mendonça (Campus Ji-Paraná) e Renato Delmonico, em conjunto com parceiros institucionais, reformularam o projeto e propuseram que, ao invés de adequar um espaço, era necessário construir uma edificação que comportasse a agroindústria, os ambientes administrativos e os espaços para capacitação da comunidade. E para comportar tal construção, ofereceu o espaço do Campus Jaru para sediar este empreendimento e projeto, o que foi aceito por unanimidade pela Câmara Setorial do Cacau.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) solicitou uma audiência para apresentação do projeto, que também culminou em um apoio institucional. E a partir dessas tratativas, foi indicada uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões de reais para custear o desenvolvimento do projeto, de autoria do Senador Confúcio Moura.

  • Escola-Chocolate_1
  • Escola-Chocolate_2
  • Escola-Chocolate_3
  • Escola-Chocolate_4
  • Escola-Chocolate_5
  • Escola-Chocolate_6
Fim do conteúdo da página