Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO e Projeto Cidades Inteligentes participam de curso de formação em Robótica Educacional voltado a professores da rede estadual

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 10h48 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 10h51 | Acessos: 157

Procint formação docente em Robótica Educacional 6Professores da rede estadual de ensino no município de Ariquemes receberam formação em Robótica Educacional. O curso de formação foi realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Projeto Cidades Inteligentes, o Sebrae e a Superintendência Regional de Educação de Ariquemes (SEDUC). O curso de formação já foi desenvolvido nos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Cacoal.

Desta vez, o projeto atendeu os professores da rede estadual de ensino de Ariquemes. Foram 28 professores sendo formados na utilização da robótica em sala de aula, com a utilização de Arduino. A formação foi nos dias 12, 13 e 14/11, com total de 30 horas de aula. As aulas foram ministradas pelo Professores Juliano Cristhian Silva e Francisco Euder dos Santos.

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, que consiste em uma placa com um microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para a escrita de software. Juliano Cristhian frisa que, nos últimos anos, a placa Arduino, desenvolvida na Itália em 2005, tem se destacado como ferramenta indispensável no campo da tecnologia, educação e inovação.

A principal força do Arduino reside na sua acessibilidade e versatilidade. Diferente de outras plataformas, o Arduino foi projetado para ser fácil de usar por iniciantes, ao tempo que oferece recursos avançados que podem ser explorados por profissionais. Essa combinação permite que estudantes, hobbyistas e engenheiros possam criar uma ampla gama de projetos, desde simples sensores de temperatura até robôs complexos.

Juliano Cristhian, que também é Coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação do Projeto Cidades Inteligentes, explica que são utilizados como estrutura os kits que o Governo do Estado de Rondônia distribuiu para algumas escolas nas regionais. “O intuito do curso é preparar profissionais da educação para a utilização de tecnologias atuais, como a robótica, para proporcionar uma aprendizagem mais significativa dos alunos e promover a formação de jovens com maior protagonismo na sociedade”, acrescentou.

  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_1
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_2
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_3
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_4
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_5
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_6
  • Procint_formação_docente_em_Robótica_Educacional_7
Fim do conteúdo da página