Minuta do edital de seleção publicada pelo IFRO prevê início de inscrições para o próximo ano a partir do dia 11
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem até o dia 11/11/2024 para a publicação das respostas aos pedidos de impugnação do edital e início do período de inscrições. No último dia 4, foi publicada a minuta do edital, tendo de 5 e 6/11 para serem feitos os pedidos de impugnação.
Com processo seletivo e ensino público e gratuito, no IFRO não há na instituição cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. A publicação do Edital do Processo Seletivo Unificado ‒ PSU 2025/1 será feita na segunda-feira, 11/11. O que está disponível neste momento são as minutas dos editais que regem a seleção e podem ser vistas em: https://selecao.ifro.edu.br/unificado
De acordo com o cronograma, será possível se candidatar a uma das vagas ofertadas até, precisamente, às 23h59 do dia 23/12/2024 (inclusive durante o final de semana e feriados compreendidos nesse período). Para quem necessitar realizar correção de dados cadastrais e confirmação da inscrição (tudo pelo site oficial do IFRO), terá também até o dia 23 de dezembro.
PSU 2025/1
As inscrições para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no 1º semestre de 2025 estão abertas. Há vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos graduação e cursos técnicos subsequentes.
Cursos Integrados
A modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio é para quem já tenha concluído o ensino fundamental. Os cursos integrados oferecem a formação geral, correspondente ao ensino médio, de forma integrada à formação técnica de nível médio na mesma instituição, com matrícula única.
Para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade de ensino presencial, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino fundamental, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente).
Sendo que para ingresso no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), turno noturno, ofertado pelo IFRO Campus Guajará-Mirim, também é requisito imprescindível que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula, conforme estabelecido na Lei nº 9.394, de 20/12/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e alterações posteriores, bem como demais documentos pertinentes ao assunto.
Cursos de graduação
Para o nível de graduação, há três diferentes possibilidades (todas para quem já concluiu o ensino médio): a primeira são os cursos superiores de tecnologia, que ofertam formação específica em determinada profissão; a segunda são as licenciaturas, que são cursos para formação de professores; e uma terceira opção são os cursos de bacharelado, com formação de profissionais generalistas.
Cursos subsequentes
Os cursos subsequentes ao ensino médio oferecem habilitação profissional técnica de nível médio a quem já tenha concluído o ensino médio. Portanto, para ingresso na modalidade presencial ou a distância, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino médio, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente.
Redes Sociais