Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Esquenta inicia nesta semana como preparação para o VII Congresso Amazônico de Educação a Distância do IFRO

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2024, 11h54 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2024, 11h57 | Acessos: 73

Congresso EaDA partir desta terça-feira, 5, até o dia 8 de novembro tem o Esquenta para o VII Congresso Amazônico de Educação a Distância – Inclusão e Cultura Digitais com o Podlace. A sétima edição do Congresso Amazônico de Educação a Distância – Inclusão e Cultura Digitais é realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O evento oportuniza explorar as tecnologias digitais, promovendo a participação consciente e democrática. A data de realização é de 12 a 15 de novembro, na modalidade on-line. As inscrições para ouvintes estão abertas e podem ser feitas em www.even3.com.br/congressoamazonicoead2024.

As atividades do PodLace – Caleidoscópio Lovelace serão a partir das 19 horas. O podcast trará discussões sobre educação, tecnologia e inclusão. Os episódios especiais serão um esquenta para o VII Congresso. Serão entrevistados palestrantes, articulistas, organizadores e demais profissionais envolvidos no evento, explorando os temas que serão abordados, as expectativas e as inovações que prometem transformar a educação a distância na Amazônia. As transmissões podem ser acompanhadas pelo Youtube.

O VII Congresso Amazônico de Educação a Distância é um evento acadêmico que abordará a temática “Inclusão Digital e Participação Democrática Consciente”. A escolha do tema se fundamenta na necessidade de explorar e compreender os impactos da inclusão digital e da cultura digital na promoção de uma participação mais consciente e democrática na sociedade contemporânea, especialmente na região amazônica, utilizando as tecnologias digitais como meio facilitador.

O objetivo principal é promover discussões e reflexões acerca dos desafios e oportunidades relacionados à inclusão e cultura digitais, com foco na participação ativa, consciente e democrática da sociedade por meio das tecnologias digitais. Será destacada ainda a relevância da Lei da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023) como referência normativa que respalda e orienta as práticas educacionais no contexto digital.

Durante o Congresso serão mostrados projetos e iniciativas alinhados com a Lei da Política Nacional de Educação Digital e a agenda 2030, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na realidade específica da região amazônica. Os participantes serão incentivados a apresentar e discutir experiências, pesquisas e práticas que contribuam para a efetivação dessas diretrizes, considerando as particularidades amazônicas. O evento proporcionará um espaço de compartilhamento de conhecimentos, fomentando a troca de experiências e a construção de novos entendimentos sobre a temática proposta.

Até outubro, os participantes puderam enviar trabalhos nas modalidades Resumos Expandidos (pesquisas em andamento), Relatos de Experiências Exitosas (pesquisas concluídas) e Banners (práticas integradoras). As áreas temáticas são: desafios éticos e culturais da inclusão digital; educação e tecnologias emergentes; ensino e práticas em EaD; gestão, produção e linguagens; e inclusão digital e diversidade. Agora estão abertas as inscrições apenas para ouvintes: https://www.even3.com.br/congressoamazonicoead2024/

Fim do conteúdo da página