IFRO realiza Encontro das Equipes de Assistência Estudantil
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, o encontro das equipes de assistência estudantil da instituição. O evento foi realizado no auditório da Reitoria, em Porto Velho, e teve cinco representantes de cada campus.
Os temas tratados na programação foram previamente escolhidos através de indicações de cada campus, para que todos fossem incluídos e para otimizar as capacitações.
Além das palestras com especialistas, o encontro contou também com apresentações dos próprios campi, uma forma de compartilhar conhecimentos e técnicas com outros colegas de profissão. O quadro de assistência estudantil é formado por equipes multidisciplinares, contando com profissionais como assistente social, pedagogo, psicólogo e outros.
Programação do 1° dia
Na quarta-feira, 30, a programação contou com as palestras “Possibilidades na atuação das equipes de Assistência Estudantil diante de situações de violação dos direitos dos adolescentes”, de Sefra Maria Barros Silva, Gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e “Estratégias para Mediação de Conflitos em Assistência Estudantil”, com a Psicóloga e Gerente de Pessoas do Sesc Rondônia, Laura Sousa Pinto.
“Eu trouxe o tema estratégias de mediação de conflitos na assistência estudantil. É um tema importante, não tem como a gente não falar de conflitos, então conversamos sobre estratégias para lidar com eles. Trouxe também um pouco sobre perfis para que eles entendam as diferenças entre eles e saibam o quanto isso é construtivo e o que eles podem melhorar”, comentou a psicóloga.
O dia contou ainda com apresentações sobre o tema “Compartilhando Desafios e Sucessos: Fortalecendo a Assistência Estudantil através de Experiências Exitosas”, dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Vilhena e São Miguel.
Programação do 2° dia
No segundo e último dia, a programação contou com uma mesa-redonda com o tema “Execução Orçamentária no âmbito da Assistência Estudantil”, liderada pelo Pró-Reitor de Administração do IFRO, Elisandro de Moura Martins.
Além da apresentação do tema "Transformando Vidas: o Impacto da Assistência Estudantil na vida dos alunos do IFRO" e do “Relatório Anual da Assistência Estudantil”.
A Diretora de Assistência Estudantil, Sonia Carla Gravena Cândido da Silva, também apresentou os temas “SUAP SAÚDE e SUAP ETEP: Possibilidades e Desafios e Fórum de Políticas Estudantis – REDITEC". Conforme Sonia, "a realização do Encontro da Assistência Estudantil foi um momento muito importante para o diálogo das equipes de assistência estudantil, onde além de momentos formativos, foi possível compartilhar experiências e fortalecer o trabalho das equipes junto aos estudantes em todo o IFRO".
Importância do evento para a instituição
Para Luciana, Coordenadora de Assistência estudantil, o evento é importante pois é onde eles encontram um lugar seguro para conversar
“O evento para essa equipe é algo importante, porque é aqui onde elas descarregam os assuntos que precisam, as informações que precisam, os diálogos. Então é um evento bem importante para toda equipe, assistente social, psicólogo, pedagogo, porque é uma equipe multiprofissional. E a gente sai assim inspirada a querer fazer o melhor, querer dar o melhor de cada um nos campos”, ressalta a coordenadora.
Para Enilda, profissional do Campus Jaru, a experiência também é uma oportunidade de conhecer a realidade de outros colegas. “É o momento em que a gente vai escutar as experiências dos outros campi. Então, a gente vai identificar se as problemáticas que a gente enfrenta são as mesmas problemáticas que os outros enfrentam, e também a forma de resolução dos problemas”, relata.
Ela também comenta a importância das palestras “Além dos temas, eles também trazem propostas de resoluções das problemáticas que a gente enfrenta. Os temas foram muito bem pensados, e estão sendo de grande importância. É ótimo a gente sair de casa, ir para um local que a gente realmente está recebendo conteúdo de qualidade”.
Redes Sociais