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Iniciativas no IFRO reforçam apoio para estudantes conquistarem bons resultados no ENEM

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 16h12 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 16h27 | Acessos: 41

Projeto em Colorado 2

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024 mais de 4,3 milhões de pessoas confirmaram a inscrição. De Rondônia, estão confirmados 38.546 participantes, sendo 15.806 de concluintes da rede pública.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio das notas conquistadas nas provas, ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

No IFRO, iniciativas realizadas nas unidades contribuem com a formação mais específica aos que prestarão as provas nacionais. Entre os exemplos, de acordo com a Professora do Campus Jaru, Elizabete Ferraz, a unidade tem em andamento o projeto de ensino “Filosofando na Redação do Enem” e o Clube de Leitura.

Na edição de 2023, o Professor do Campus Calama, Marcos Fonseca, desenvolveu projeto atendendo 200 alunos, entre internos e externos à instituição. Em função da paralisação nacional na Rede Federal no primeiro semestre, ele explica que neste ano resolveu “focar em nossos alunos apenas, e sanar as lacunas que três meses de greve deixaram”. Ele também cita outros projetos que estão sendo desenvolvidos como: 900+ (Redação) e o Projeto Saberes (Redação)”. Durante a greve atendemos 200 alunos no auditório, muitos externos. Com o retorno, foquei mais no trabalho de sala”, relata o professor.

Agora estudante de Engenharia da Computação na Unisapiens, Thiago Tomé de Souza, explica que, embora não vá participar do Enem novamente, tem plena consciência de que a cada ano o nível de exigência se eleva, refletindo a busca por candidatos mais preparados. “O Instituto onde estudei sempre teve um foco no ensino técnico, que era o seu principal objetivo, mas também contava com professores dedicados que traziam a proposta do Enem para o ambiente de aprendizado. Os mesmo que promoviam aulões e discutiam estratégias de estudo, o que ajudou a preparar os alunos para o Enem”.

Ele ainda conta ter percebido ser “essencial que os alunos também tivessem iniciativa fora da sala de aula, dedicando tempo e esforço extra nos estudos. Dessa forma, sou extremamente grato pela educação de alta qualidade que recebi, que não apenas me preparou para o vestibular, mas também me proporcionou conhecimentos valiosos para a vida. O Enem foi uma porta de entrada para oportunidades que hoje considero fundamentais na minha trajetória, pois tudo o que conquistei até agora é fruto dessa dedicação e estudo”, relembra o aluno egresso do Campus Porto Velho Calama, Thiago Tomé.

 

Preparação no Cone Sul

Projeto em Colorado 3

Em Colorado do Oeste, a Professora Karin Zerwes Kansog está realizando curso de redação. “Em agosto de 2024, um aluno do Grêmio Eufrates me procurou para sugerir a criação de um projeto de preparação para a Redação do Enem. As alunas e alunos estavam preocupados com essa prova e queriam ter mais experiências de escrever o texto completo antes da prova. A partir desse pedido, criamos juntos um projeto dentro do tempo disponível que ainda tínhamos, com 6 encontros, que aconteceram de 3 de setembro a 29 de outubro. Os encontros se dividiram da seguinte forma: um simulado da prova de redação, com 1h30 de duração; uma ‘devolutiva’, em que a professora apontava as competências que precisavam ser aprimoradas e apresentava explicações adicionais sobre elas, a partir da produção apresentada pelas pessoas alunas”, relembra.

Segundo a docente, experimentaram fazer o simulado 34 alunas e alunos no total, sendo 31 dos terceiros anos e 3 dos segundos anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio. “Os temas para os simulados foram criados pelo aluno Fabrício Eduardo Fuzeto da Cruz, do terceiro ano, com temas contemporâneos ligados à área técnica do corpo discente: ‘Desafios para a valorização da Agricultura Familiar no Brasil’, ‘As mudanças climáticas e a Agropecuária no Brasil’ e ‘Efeitos do consumo de agrotóxicos na saúde do povo brasileiro’. Dessa forma, os estudantes podiam, ao mesmo tempo, usar conhecimentos técnicos da agropecuária e da língua portuguesa, e treinar o gênero dissertativo-argumentativo pedido pelo Exame Nacional do Ensino Médio, dentro do tempo estimado para que se faça essa parte da prova”.

No último encontro, o aluno Leonardo Talau Carnelos, do terceiro ano, pôde compartilhar com colegas presentes dicas de como fazer uma redação nota mil, visto que ele treinou o ano inteiro e tirou nota mil nas três edições do projeto. Ele deu um show de aula, explicando com detalhes como se pode construir uma redação eficiente e eficaz.

Para Fabrício o projeto foi importante para se sentir capacitado. “Estou quase realizando o meu sonho de me tornar Técnico em Agropecuária; e, como aluno do 3° e último ano do curso, o Enem mostra-se como mais um desafio, e ao mesmo tempo, uma oportunidade para a minha entrada na graduação. O projeto – do qual faço parte – faz com que eu fique mais tranquilo para a realização da tão temida redação, visto que o objetivo do projeto foi cumprido: em um curto período de tempo, aprender a cada edição, o que deve ser melhorado”, avalia o estudante.

Karin enfatiza que ao finalizar o projeto, foi aplicado um questionário de avaliação, com 16 pessoas participantes. “Destas, 15 consideraram o projeto ‘excelente’; uma, ‘ótimo’. Do que mais chamou a atenção das alunas e alunos, a seguinte fala mostra que o projeto foi bem aproveitado por quem dele participou: ‘como todos melhoramos significativamente em pouco tempo’. Das sugestões de melhoria, destaca-se: ‘acrescentaria apenas a antecipação do projeto com o intuito de estendê-lo por mais tempo, para que seja possível trabalhar durante um maior período de tempo sobre o assunto com os alunos inscritos, e consequentemente obter um nível de desenvolvimento destes, ainda maior que o obtido na primeira edição’”.

“Como professora, desejo que as pessoas alunas se sintam mais seguras para irem para a prova, que consigam ficar calmas o suficiente para deixar fluir as ideias e consigam utilizar na escrita tudo o que aprenderam ao longo de sua experiência escolar – e também a ‘ajudinha’ que tiveram de na reta final”, conclui a docente de Língua Portuguesa.

 

Simulados

No Campus Vilhena, alunos estão participando do projeto de ensino “Simulado Enem: Integrando Conhecimentos”. Os simulados ocorreram neste segundo semestre, com aplicação e revisão dos resultados obtidos. “O Instituto Federal oferece ensino médio integrado aos cursos técnicos, o que não significa que os estudantes estejam limitados a esse nível de ensino. Este projeto é fundamental para integrar conhecimentos e proporcionar aos estudantes a oportunidade de continuar seus estudos em nível de graduação e além”, ressalta Luiz Claudio da Silva.

A 2ª etapa do “Simulado Enem: Integrando Conhecimentos” foi realizada no Campus Vilhena nos dias 21 e 22 de outubro, das 7 às 12 horas, com os terceiros anos técnicos, compreendendo as áreas de Linguagem, Redação e Ciências humanas no dia 21 e de Matemática e Ciências Naturais no dia 22 de outubro.

Enquanto as provas da primeira etapa do Simulado do Enem foram dias 17 e 24 de agosto. O projeto multidisciplinar disponibilizou 300 vagas e tem como metas aprimorar a familiaridade dos alunos com o formato da prova nacional, melhorar suas habilidades de resolução de questões e gestão do tempo, e possibilitar um planejamento mais eficaz dos estudos com base nos resultados obtidos.

Idealizado por uma comissão composta por docentes e técnicos administrativos, sob a coordenação do Professor Luiz Claudio, o projeto surgiu da necessidade identificada pelos educadores de alinhar os conteúdos abordados em sala de aula com os exigidos pelo Enem. A proposta é promover um diálogo entre a base comum do currículo e as áreas técnicas dos cursos, aprimorando a integração dos conhecimentos e preparando os alunos para as demandas do Exame.

Mais informações sobre o Enem 2024 estão na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

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