IFRO capacita colaboradores do Projeto GeoRondônia na sede do INCRA

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2024, 15h26 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2024, 15h26 | Acessos: 98

treinamento georondonia no incra 5Colaboradores do Projeto GeoRondônia foram capacitados na última semana, nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Incra em Porto Velho. A atividade contou com a participação de bolsistas contratados para as funções de Entrevistador e Líder de Equipe, com o objetivo de preparar a equipe para a supervisão ocupacional nas áreas de Projetos de Assentamento (PAs) em Machadinho e em outros municípios do Estado. A capacitação foi conduzida pelos coordenadores vinculados ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Ranieli Anjos, Valdir Moura, Aldo Custódio, e contou com apoio de técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Abrangendo temas relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), Supervisão Ocupacional e Georreferenciamento, a capacitação foi dividida em fases. Foram realizadas atividades teóricas e práticas para nivelar o conhecimento dos colaboradores veteranos com os recém-chegados, contratados após a convocação do último edital de seleção.

No treinamento, o primeiro dia foi dedicado às instruções sobre os procedimentos gerais, utilização de ferramentas, normativas vigentes e o fluxo de coleta e tratamento de informações. Já no segundo dia o foco foi em atividades práticas e simulações de entrevistas e abordagens. O trabalho de supervisão ocupacional, também conhecido como vistoria, é essencial para o cadastramento de cidadãos e de áreas elegíveis à regularização, parte importante que integra os trabalhos do Projeto GeoRondônia.

Segundo o Coordenador de Georreferenciamento, Valdir Moura, após o treinamento os participantes seguiram diretamente para o PA (Projeto de Assentamento) Machadinho, onde permanecerão por cerca de dois a três meses, realizando coletas de informações e contribuindo para a meta de emissão de 5 mil Contratos de Concessão de Uso (CCUs) até o final do ano.

Até julho de 2024 já foram supervisionados 16.919 lotes em 67 Projetos de Assentamentos em Rondônia. Esse quantitativo já superou a meta inicial do Projeto GeoRondônia, que era de 14.191 supervisões em 2021. O Coordenador-Geral, Uberlando Leite, afirma que “graças à economicidade alcançada pelo IFRO na execução dos recursos orçamentários”, o quantitativo da meta Supervisão Ocupacional passou a ser de 24.545 supervisões após termo aditivo firmado em 2023.

Ranieli Anjos, Coordenadora de Cadastramento Ambiental Rural, destacou a importância da capacitação. “A ideia é recompor a equipe e aumentar a capacidade para atender à grande demanda na região de Machadinho. Estamos atualizando a equipe para que eles possam fazer um trabalho de excelência e, assim, ter um excelente resultado no final”, afirmou.

O Coordenador de Georreferenciamento, Valdir Moura, complementou, ressaltando o foco do treinamento: “esse treinamento visa à formação da parte jurídica da legislação vigente para assentamentos e a capacitação no uso de aplicativos que facilitam a coleta de informações. Nossa meta é concluir o PA Machadinho até o final do ano com supervisão ocupacional e georreferenciamento”.

O Superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Ribeiro, destacou a importância do trabalho a ser realizado pelos colaboradores. “Hoje vocês estão vestindo a camisa do Incra e do IFRO. Saibam que o GeoRondônia é um trabalho grandioso, e os assentados precisam de vocês. Tenham em mente que esse é um projeto que têm beneficiado muito a Reforma Agrária em Rondônia. Por isso sejam todos bem-vindos”, realçou Flávio.

Uma das colaboradoras que participou da capacitação, Selia Venancio de Souza, afirmou que cada treinamento realizado é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, o que ajuda no desenvolvimento das atividades em campo. “O projeto ganha, e nós que somos supervisores ganhamos também com as experiências e a oportunidade de colocar isso em prática, no dia a dia no campo. É um desafio porque cada lote que a gente entra para trabalhar é uma situação diferente.  Então eu busco sempre aprimorar e desempenhar o meu trabalho cada vez mais em campo”, reiterou Selia.

• treinamento_georondonia_no_incra-1
  • treinamento_georondonia_no_incra-2