Rondônia teve 6 Agentes Territoriais de Cultura convocados pelo Ministério da Cultura

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 11h49 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 11h50 | Acessos: 87

minc agentesterritoriaisO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve seis convocados no processo de seleção de Agentes Territoriais de Cultura. A seleção foi concluída e o resultado final dos editais já está disponível. As listas com os nomes das pessoas selecionadas foram publicadas na quarta (9). Em todo o país foram selecionadas 601 pessoas: 175 agentes no Nordeste, 64 no Norte, 56 no Centro-Oeste, 203 no Sudeste e 103 agentes no Sul. Todas as pessoas selecionadas precisam procurar o Instituto Federal (IF) da respectiva região para checar os documentos e procedimentos necessários para realização da matrícula.

O PNCC (Programa Nacional de Comitês de Cultura) está sendo desenvolvido em parceria do Ministério da Cultura com os Institutos Federais. Cada Agente Territorial de Cultura vai receber formação continuada, por meio de cursos exclusivos que serão oferecidos pelos Institutos Federais. As aulas começam no dia 29 de outubro. Clique aqui para acessar o resultado final por região.

A Diretora de Articulação e Governança (DAG) da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), Desiree Tozi, explica que o processo foi conduzido para garantir a diversidade de agentes e respeitar as especificidades de cada território. “A atuação dos Agentes Territoriais de Cultura vai permitir que a gente conheça as realidades locais de forma mais profunda. Esperamos que essa articulação, em conjunto com os comitês de cultura em cada estado, fortaleça as redes culturais em cada território e promova também a integração entre as diferentes regiões do país. Os próximos passos serão fundamentais para fortalecermos a participação social e popular na construção de políticas culturais e para garantirmos o acesso à cultura em todas as comunidades”, afirmou.

Na Região Norte, a condução do processo foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Pará (Proex/IFPA), estabelecendo parâmetros de seleção de servidores para atuar como tutores das atividades dos agentes territoriais de cultura do Programa Nacional de Comitês de Cultura. Puderam participar do seletivo os servidores docentes dos Institutos Federais do Norte, graduados em uma das áreas: Letras, Artes, História, Sociologia ou Antropologia, de acordo com a tabela de áreas de conhecimento e avaliação da Capes, reconhecida pelo MEC. Para ter acesso aos editais da Região Norte, é só acessar a página do IFPA.

Além da formação, os agentes vão realizar atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social dentro de seus territórios. As pessoas selecionadas vão receber ainda uma bolsa mensal de R$ 1.200, além de um auxílio de inclusão digital de R$ 25 por mês, pelo tempo que durar o termo de colaboração (12 meses prorrogáveis por igual período). Vão ganhar também um auxílio de R$ 1 mil, pago em parcela única, para garantir acesso a equipamentos eletrônicos, como aparelho de telefone celular.

PNCC

Selecionar Agentes Territoriais de Cultura faz parte da implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), pensado para levar políticas públicas culturais a todos os territórios brasileiros – de periferias urbanas a comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas. O objetivo é fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Com informações do Ministério da Cultura.