Abertas submissões de trabalho ao VII Congresso Amazônico de Educação a Distância do IFRO

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 07h21 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 15h45 | Acessos: 365

Amazonico Congresso Ead

O VII Congresso Amazônico de Educação a Distância – Inclusão e Cultura Digitais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas. As submissões de trabalhos podem ser feitas até 30/10/2024, nas modalidades Resumos Expandidos (pesquisas em andamento), Relatos de Experiências Exitosas (pesquisas concluídas) e Banners (práticas integradoras). As áreas temáticas são: desafios éticos e culturais da inclusão digital; educação e tecnologias emergentes; ensino e práticas em EaD; gestão, produção e linguagens; e inclusão digital e diversidade.

O evento oportuniza explorar as tecnologias digitais, promovendo a participação consciente e democrática. A data de realização é de 12 a 15 de novembro, na modalidade on-line. Para os que serão ouvintes, as inscrições também estão abertas e podem ser feitas em www.even3.com.br/congressoamazonicoead2024.

O VII Congresso Amazônico de Educação a Distância é um evento acadêmico que abordará a temática “Inclusão Digital e Participação Democrática Consciente”. A escolha do tema se fundamenta na necessidade de explorar e compreender os impactos da inclusão digital e da cultura digital na promoção de uma participação mais consciente e democrática na sociedade contemporânea, especialmente na região amazônica, utilizando as tecnologias digitais como meio facilitador.

O objetivo principal é promover discussões e reflexões acerca dos desafios e oportunidades relacionados à inclusão e cultura digitais, com foco na participação ativa, consciente e democrática da sociedade por meio das tecnologias digitais. Será destacada ainda a relevância da Lei da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023) como referência normativa que respalda e orienta as práticas educacionais no contexto digital.

Durante o Congresso serão mostrados projetos e iniciativas alinhados com a Lei da Política Nacional de Educação Digital e a agenda 2030, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na realidade específica da região amazônica. Os participantes serão incentivados a apresentar e discutir experiências, pesquisas e práticas que contribuam para a efetivação dessas diretrizes, considerando as particularidades amazônicas. O evento proporcionará um espaço de compartilhamento de conhecimentos, fomentando a troca de experiências e a construção de novos entendimentos sobre a temática proposta.