IFRO faz pré-seleção entre acadêmicos para o Programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders 2025

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 07h54 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 07h19 | Acessos: 1220

Arint EUA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia está com inscrições abertas para o Programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders 2025, que irá pré-selecionar 2 (dois) alunos de cursos superiores do IFRO para serem indicados ao curso com o foco em empreendedorismo social e 2 (dois) alunos para o curso com o foco em meio ambiente e questões globais de mudanças climáticas. O período de inscrição é de 19 a 29 de setembro.

Conforme o edital, a Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO) fará a pré-seleção de estudantes do IFRO que, posteriormente, serão indicados a embaixada americana, que vai selecionar os participantes.

O projeto pretende ofertar a experiência acadêmica de cinco semanas aos discentes. Eles participarão de uma série de discussões em seminários, leituras, apresentações em grupos e palestras, visitas ao local, desenvolvimento de liderança, atividades culturais, serviço comunitário, e, se possível, uma viagem de estudo de uma semana complementará o curso e as sessões acadêmicas.

O programa com foco em empreendedorismo social acontece de 11 janeiro a 15 de fevereiro de 2025. E o com foco em Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, no período de 24 de junho a 26 de julho de 2025.

São pré-requisitos para a seleção: ter nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos; ser estudante regularmente matriculado em qualquer curso superior do IFRO; ter integralizado, no momento da inscrição, pelo menos um período do curso e não estar no último período; apresentar coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) de no mínimo de 70% no curso atual do IFRO, conforme histórico escolar atualizado; não possuir processo disciplinar discente instaurado e ainda em aberto no IFRO, conforme regulamento próprio; se tiver reprovação em disciplina, comprovar, no momento da sua candidatura, que elas já foram cursadas com êxito; não ter sido bolsista de qualquer outro programa de mobilidade internacional do IFRO; ter fluência em língua inglesa com no mínimo o nível intermediário, o aluno deve ser capaz de compreender contextos acadêmicos; demonstrar interesse no tema de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico ou Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; demonstrar fortes qualidades de liderança e potencial em suas atividades universitárias e comunitárias; ter nenhuma experiência prévia de estudos ou viagens nos Estados Unidos e autorizar o uso da imagem.

As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico: Formulário de Inscrição - SUSIs Program 2025 (google.com), e devem ser anexados: Documento de identificação oficial com foto (preferencialmente o passaporte); Histórico escolar do IFRO; Application Form do projeto escolhido (documento anexado no edital); Uma Carta de recomendação, preferencialmente em língua inglesa, de professores, coordenadores ou diretores; Certificado de teste de proficiência em língua inglesa (British Council English Score com pontuação mínima de 400 pontos; TOEFL ITP com pontuação mínima de 543 pontos; TOEFL IBT com pontuação mínima de 75 pontos; Outro exame de proficiência oficial e equivalente que mostre o nível de proficiência de acordo com o CEFR); e  Autorização do uso de imagem (anexada no edital).

“Tenho esperança que teremos ótimos alunos inscritos que possam ter essa experiência de 5 semanas em outro país aprendendo mais sobre uma das áreas que eles têm afinidade, seja empreendedorismo social ou mudanças climáticas e meio ambiente. Estou na torcida para termos pelo menos um aluno de cada área selecionados e que ao voltar, estes alunos consigam compartilhar com a comunidade acadêmica o que eles aprenderam nesta experiência que tenho certeza de que será enriquecedora”, comenta Diana Ketlem Paula do Nascimento, Assessora de Relações Internacionais (Arint/IFRO).

Sobre o programa:

O Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders é um programa acadêmico patrocinado pelo Congresso Americano, organizado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), sob responsabilidade da Embaixada Americana dos Estados Unidos no Brasil. As atividades do programa têm caráter intensivo de curto prazo, cujo objetivo é fornecer a grupos de líderes estudantis de graduação uma compreensão mais profunda dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de liderança. Conheça a página do programa: Study of the U.S. Institutes for Student Leaders | Exchange Programs (state.gov).

Confira o edital completo no link: Edital nº 22/2024 - Processo de pré-seleção para candidaturas ao programa: Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders 2025 (ifro.edu.br).