Projeto Saber Viver/IFRO e AGERROM lançam concurso de ilustração do herói do saneamento básico na Semana do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 17h51 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 12h01 | Acessos: 252

Projeto Saber Viver RM Semana do Meio Ambiente 3

Durante a Semana do Meio Ambiente (primeira semana de junho), o Projeto Saber Viver/IFRO e a Agência Reguladora do Município de Rolim de Moura (AGERROM) realizaram ações importantes nas escolas de Rolim de Moura para sensibilizar os estudantes sobre a importância do saneamento básico e seus impactos na vida da população e no meio ambiente. As ações ocorreram nas escolas Maria Comandolli Lira, Professor Valdecir Sgarbi Filho e Maria do Carmo de Oliveira Rabelo.

Os estudantes foram apresentados aos componentes do saneamento básico, que incluem o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Durante as apresentações, foi distribuído para os alunos do 3º ao 5º ano o livro “Colorindo o PMSB de Rolim de Moura”, uma ferramenta lúdica para ajudar as crianças a entenderem o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Também foi lançado o concurso de Ilustração do Herói do Saneamento Básico, incentivando a criatividade dos alunos e reforçando a importância do tema de forma lúdica e envolvente.

Já para os alunos do 6º ao 9º ano, da escola Maria do Carmos de Oliveira Rabelo, foram distribuídas cartilhas informativas sobre o “PMSB de Rolim de Moura”, proporcionando aos estudantes um material rico em informações para aprofundarem seus conhecimentos sobre a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na preservação do meio ambiente.

Os alunos Luandra Gervasio Lopes e Renan Gabriel Santos da escola Maria do Carmos de Oliveira Rabelo já foram contemplados com a rede de esgoto nas suas residências e agora sabem da importância e dos benefícios que a rede de saneamento oferece para os moradores e também para o meio ambiente, destacando essas vantagens aos demais colegas de turma que logo também serão beneficiados.

A Supervisora da escola, professora Elenara Andrisa, ficou encantada com o projeto e destacou a importância de ações como essas serem levadas ao conhecimento dos alunos. “Fiquei muito feliz com a ação. Isso enriquece ainda mais  o conhecimento dos alunos, além de conscientizá-los sobre a preservação do meio ambiente, e também fico feliz por morar e trabalhar em bairros que serão contemplados com a rede de esgoto nessa etapa, isso é mais saúde e qualidade de vida”, comentou.

Durante as atividades ocorreu também a divulgação da “caixa de sugestões”, uma ferramenta que visa coletar informações sobre a situação do saneamento básico no município, a partir da percepção da população. “Essas ações educativas não só informam, mas também engajam os estudantes de Rolim de Moura, incentivando uma compreensão mais profunda e um compromisso com práticas sustentáveis”, ressaltou a coordenação do Projeto Saber Viver.

• Projeto_Saber_Viver_RM_-_Semana_do_Meio_Ambiente_1
  • Projeto_Saber_Viver_RM_-_Semana_do_Meio_Ambiente_2