IFRO visita Suframa em busca de ampliar o acesso a recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 17h15 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 17h16 | Acessos: 165

Reunião IFRO Suframa

As Professoras Andreza Pereira Mendonça e Tatiana Gigliola, do Campus Ji-Paraná, representaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), durante reunião na manhã de quinta-feira (6), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com o superintendente Bosco Saraiva, o superintendente adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro e o assessor técnico da Superintendência Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Marcelo Cavalcante.

A reunião teve como objetivo principal alinhar-se com a Suframa e identificar oportunidades para melhorar o acesso aos recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no estado de Rondônia, particularmente em relação às atividades desenvolvidas pelo IFRO.

Também participaram do evento, remotamente, o Senador da República Confúcio Moura (MDB-RO), o Coordenador Regional da Suframa em Porto Velho (RO), Waldemar Filho e o Coordenador Regional da Autarquia em Rio Branco (AC), Jefferson Araújo.

Durante o encontro, as representantes do Instituto Federal de Rondônia mencionaram seus planos de ampliar as atividades relacionadas à inovação e aumentar o recebimento de recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Nesse sentido, uma das principais propostas seria a obtenção do credenciamento da incubadora do IFRO junto ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), responsável pela gestão dos investimentos em PD&I na Amazônia Ocidental e do qual a Suframa é a secretária-executiva.

Segundo a professora Tatiana Gigliolla, Coordenadora Sistêmica da Redinova (Rede de Incubadoras do IFRO), o encontro na Suframa abordou diversos temas de interesse para o desenvolvimento de Rondônia, com destaque especial para a aquisição de recursos de PD&I e os programas prioritários da Capda.

“Durante a reunião, recebemos apoio para buscar soluções e entender o que precisa ser feito, incluindo a documentação necessária para as tratativas e aprimoramento de captação de recursos para toda a Amazônia Ocidental”, destacou Gigliolla.

Já o superintendente Bosco Saraiva salientou que é interesse da Suframa estimular a distribuição dos recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus por toda a região. "Esses recursos têm grande poder de estimular o desenvolvimento da área científica e tecnológica da região Amazônica. Estamos fazendo eventos como a Jornada de Integração e Desenvolvimento em todos os Estados de abrangência da Suframa objetivando capacitar as pessoas e as empresas sobre essa temática e fomentar o desenvolvimento de novos projetos e negócios relacionados às atividades de PD&I”, finalizou Saraiva.