Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Jogo didático digital para o ensino de Biologia Celular é produzido no Mestrado ProfEPT do IFRO

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h29 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h29 | Acessos: 596

ProfEPT JogoO jogo educativo interativo “Célula Connect Jogo de Memória” foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ponto focal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A mestranda Dejane Chauvi, o seu orientador Diego Soares Carvalho e os professores Jefferson Nogueira de Oliveira (IFPR), Paulla Vieira Rodrigues (IFRO) e Fabrícia da Silva Machado (IFMA) desenvolveram um jogo didático digital para o ensino de Biologia Celular.

O público-alvo do produto educacional são alunos do ensino médio. Além do produto educacional disponibilizado, os autores produziram um artigo ao qual foi submetido a Revista de Ensino de Bioquímica. O jogo e as informações sobre ele podem ser acessados neste link: https://profjefferson.itch.io/clula-connect-jogo-de-memria

Segundo o Professor Diego, é importante que mais pessoas tenham acesso ao produto educacional desenvolvido dentro do programa de mestrado ofertado pelo IFRO. É uma forma de reconhecimento do esforço da acadêmica, oferecendo publicidade ao jogo, que pode ser acessado de forma gratuita pela comunidade interna e externa.

A Biologia celular é um componente da disciplina de Biologia, fundamental para a compreensão da organização e diversidade da vida no planeta. Apesar da importância de entender a estrutura e a função das células, ainda existe uma lacuna considerável de compreensão pelos estudantes nesse conteúdo. Diante do desafio apresentado, o objetivo do trabalho foi desenvolver e aplicar o jogo digital “Célula Connect_Jogo de Memória” para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Biologia celular para estudantes do ensino médio. “Após a aplicação do jogo, constatamos que a maioria dos estudantes apresentou dificuldade em estudar esse conteúdo e o jogo apresentou potencial de estimular a aprendizagem dos estudantes de forma lúdica e interativa. Concluímos que o jogo desenvolvido é uma ferramenta didática com potencial de favorecer a aprendizagem do conteúdo de Biologia celular, apresentando excelente aceitação pelos discentes”, explicam os autores.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.