Abertura do JIFRO reúne atletas e comunidade na quadra do Campus Cacoal

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 09h20 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 09h20 | Acessos: 29475

Abertura JIFRO2023As delegações dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste. Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte estão todas reunidas nos Jogos Internos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO 2023). A solenidade de abertura ocorreu na quadra do Campus Cacoal, na segunda-feira (29/5). São 675 atletas competindo nesta edição.

Eles representam os 9 campi em cinco dias de torneios, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia, natação, judô e xadrez. As partidas podem ser acompanhadas nas mídias sociais (Facebook e Instagram). Os vencedores serão os representantes de Rondônia nos Jogos dos Institutos Federais da Região Norte (JIF Norte). A competição reúne atletas dos Institutos Federais dos sete estados do norte do país de 1 a 7 de setembro de 2023, sediado pelo Instituto Federal do Amazonas, em Manaus (AM). E de 23 a 27 de outubro a etapa nacional, o JIF, em Fortaleza (CE).

“Esta é uma manifestação esportiva e cultural, realizada na forma de competições, em modalidades individuais e coletivas, que tem como objetivo celebrar a união, o espírito esportivo e a competição saudável nos campi do Instituto Federal”, afirmou o Reitor Pro-tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, ressaltando que esta edição é histórica, com o maior número de participantes competindo.

Ao fazer sua saudação inicial, o Diretor-Geral do Campus Cacoal e Presidente da Comissão Organizadora do JIFRO 2023, Davys Sleman de Negreiros, destacando que “o mais importante do JIFRO é essa interação, amizade, experiência de troca que estão fazendo. Estou vendo todo mundo junto e misturado e é isto que é o JIFRO. Desejo a todos ótimas competições com fairplay sempre. E quero desejar ainda uma estadia maravilhosa em Cacoal, a Capital do Café: conheçam e degustem o nosso café”.

Na cerimônia também se fizeram presentes o Deputado Estadual Cássio Gois e o Vereador de Cacoal Luiz Fritz também estiveram presentes na cerimônia. O Pró-Reitor de Extensão, Aremilson Elias de Oliveira, e a Professora de Educação Física do Campus Cacoal, Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, fizeram o agradecimento e parabenização a todos que estão envolvidos nos Jogos. Os Jogos passam por um momento de transição: “o JIFRO está na Pró-Reitoria de Extensão, mas com a aprovação da Política de Esporte e Lazer do IFRO, aprovada no ano passado, será transferida para a Pró-Reitoria de Ensino”, explica Aremilson.

“Nós temos que sempre trabalhar a formação integral e omnilateralidade e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Ações como esta, em que eu consigo ter um professor de Física, um técnico de laboratório, junto nesta equipe e na movimentação que teremos nestes cinco dias, não é de se falar que é somente os jogos. Não. É a formação acadêmica e a formação técnica e profissional e, principalmente, como pessoas que transformarão a sociedade depois que saírem daqui e receberem o diploma de técnicos. Então, é um momento único. Aproveitem”, acrescentou o Pró-Reitor.

A condutora da tocha para o acendimento da pira olímpica, representando os atletas do Instituto Federal de Rondônia, foi a aluna Eduarda Salomão Felipe da modalidade futsal do Campus Cacoal. O juramento de atleta foi proferido por Uryan Masewanghat Apurinã da modalidade de voleibol. E o árbitro Rogério Kester, da modalidade de xadrez, representou seus pares ao fazer o juramento. Para finalizar a cerimônia de abertura, todos foram convidados a permanecer na “Festa das Cores,” confraternização organizada pela Atlética Taurus do Campus Cacoal.

Cobertura

As fotos do JIFRO 2023 estão disponíveis neste drive aqui.