Jogos do IFRO agitarão Cacoal na próxima semana

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 18h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 10h20 | Acessos: 27447

JIFRO 2023

Mais de 650 atletas disputarão em 11 modalidades esportivas entre os dias 29 de maio a 2 de junho

O Campus Cacoal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) recebe na próxima semana (de 29 de maio a 2 de junho) a 10ª edição dos Jogos Internos do IFRO (JIFRO). Mais de 650 atletas disputam 11 modalidades esportivas: futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação. Além dos anfitriões, participarão das competições atletas dos Campi Ariquemes, Colorado, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Guajará-Mirim, Vilhena e Porto Velho Zona Norte.

A cerimônia de abertura do JIFRO acontecerá na próxima segunda-feira (29 de maio), às 16h, na Quadra Poliesportiva do Campus Cacoal. Os jogos acontecerão em diversos locais: atletismo (Campo do Village), futsal (Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão), basquetebol e voleibol (Ginásio Poliesportivo Capitão Rui Luiz Teixeira), handebol (UNINASSAU Fazendinha), futebol de campo (Estádio Aglair Tonelli), vôlei de praia (AABB Cacoal), natação (Country Clube de Cacoal), judô, tênis de mesa e xadrez (Campus Cacoal). As tabelas dos jogos podem ser conferidas no Boletim 01 do JIFRO, disponível no link: https://portal.ifro.edu.br/jifro-nav.

Até então conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão, nesta edição o JIFRO passa a ser coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino. “O JIFRO tem como principais objetivos fomentar a prática esportiva e o desporto educacional, promover a integração entre os alunos dos diversos campi e contribuir para a formação do caráter humano e a adoção de hábitos saudáveis. Por meio deste evento, os alunos têm a oportunidade de participar de competições esportivas, vivenciando experiências que vão além do aspecto físico, pois aprendem muito sobre a disciplina, o trabalho em equipe, a superação de desafios e o respeito às regras, dentre tantos outros valores essenciais para a formação integral do indivíduo”, comenta a Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak.

O Pró-Reitor de Extensão, Aremilson Elias de Oliveira, reforça que o JIFRO é um processo muito esperado pelos atletas, pois tudo começa com os tradicionais Jogos Interclasse nas unidades, “preparando as equipes para o momento de integração com todas as unidades durante o JIFRO, e realizando a seleção para as fases regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais. Todas as ações são planejadas e executadas com muita dedicação e carinho em prol da formação omnilateral dos nossos estudantes e indo ao encontro do que dispõe a Política de Esporte e Lazer do IFRO”.

Mais de 60 servidores da Reitoria e das unidades darão suporte durante os jogos. “Gostaria de agradecer o empenho de todos os servidores e colaboradores envolvidos direta e indiretamente, nossos voluntários, instituições parceiras que tornarão este evento possível. E, acima de tudo, gostaria de agradecer aos nossos alunos, que são o coração e a alma destes Jogos Estudantis. Desejo a todos boa sorte e que desfrutem de um evento esportivo emocionante e memorável”, diz o Reitor Pro Tempore, Edslei Rodrigues de Almeida.

O Presidente da Comissão Geral do JIFRO 2023 e Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, espera que o evento possa atender às expectativas de todos os envolvidos. “E que seja um evento no qual os alunos utilizem o esporte, não só como ferramenta de socialização, mas, também, de desenvolvimento e aquisição de valores e que toda a competição seja baseada na amizade, no respeito, no cumprimento às regras e na responsabilidade consigo e com o próximo. Que consigamos mostrar à sociedade mais essa iniciativa do IFRO que ajuda no desenvolvimento da nossa função social”, comenta o gestor.

A Professora de Educação Física do Campus Cacoal e membro da comissão organizadora dos jogos, Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, reforça a formação integral dos estudantes proporcionada pelo evento esportivo. “Estamos preparando os jogos com muito carinho e cheios de expectativa para recebermos os alunos dos outros campi. Por isso, agradecemos a todas as comissões do Campus Cacoal que têm trabalhado com afinco e aos parceiros para a realização do evento, como a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Esportes (AMEC), a UNINASSAU, AABB, Country Clube que estão emprestando seus espaços para a realização das modalidades esportivas”, enfatiza a docente.