Plataforma MOOC do IFRO conta com novo curso gratuito

Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 18h48 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 18h56 | Acessos: 20663

Banner conecte se

Plataforma possui mais de 17 mil usuários ativos

Com 10 meses de funcionamento, a Plataforma de cursos MOOC do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) possui mais de 17 mil usuários ativos, em sua maioria brasileiros (mas também pessoas de Angola, Bolívia, Moçambique e Portugal), que já podem acessar o mais novo curso da plataforma: "Conecte-se com Segurança".

Segundo Fabio Barros, Coordenador da Plataforma MOOC, até o momento já foram emitidos cerca de 10 mil certificados. “A plataforma recebeu mais de 500 mil visitantes em seus cursos autoinstrucionais. O MOOC possui mais de 2 mil páginas de conteúdos didáticos nos buscadores on-line e está lançando novos cursos em maio. Os cursos possuem livre acesso e contam com metodologias inovadoras incentivando o diálogo e participação”, explica.

Com o maior alcance e visibilidade da plataforma, professores e técnicos do IFRO e também de outras instituições têm procurado apoio na criação e hospedagem de seus cursos. É o caso do professor Dr. Airton Zancanaro e sua equipe de professores e estudantes do Instituto Federal Catarinense, do Campus São Bento do Sul, responsável pela criação do curso "Conecte-se com Segurança".

O curso, recém lançado, trata de um tema fundamental: segurança da navegação na internet e uso de dispositivos móveis. Dentre os conteúdos, destaque para: segurança e privacidade, segurança da informação e da internet, estatísticas de crimes cibernéticos, vírus e malwares, crimes cibernéticos e engenharia social, senhas seguras, segurança em dispositivos móveis, acesso a redes abertas, perda ou furto do celular, compartilhamento de dados, e comportamento seguro na internet.

Fábio Barros ressalta que novos cursos serão lançados nas próximas semanas, dentre eles, dois voltados para o ensino-aprendizagem on-line: um focado em como aprender e participar em cursos no ambiente Moodle, e outro focado nos profissionais que queiram ensinar em cursos on-line (professores, pesquisadores, etc). “Com a participação de novos professores e técnicos a plataforma alcançará um total de 20 cursos disponíveis, nas mais diferentes áreas: educação, biologia, administração, literatura entre outros”, enumera o servidor.

Barros destaca ainda que a plataforma pode ser utilizada para enriquecimento curricular, complementar à formação, extensão, treinamento de equipes e mesmo como parte de disciplinas de cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação. “Os interessados podem se inscrever e iniciar os cursos imediatamente, gerando o certificado após cumpridos os critérios de aprovação. O acesso é totalmente gratuito e pode ser feito pelo site mooc.ifro.edu.br”, informa.