IFRO ratifica Nota Pública do Conif sobre ações antidemocráticas ocorridas no dia 08 de janeiro de 2023

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 08h54 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 09h01 | Acessos: 44195

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é signatário da Nota Pública publicada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Segundo o Reitor Pro Tempore Edslei Rodrigues de Almeida, a instituição concorda, na íntegra, com o seu teor.

Em complemento, o Professor Edslei ratifica que o IFRO repudia veemente posturas de violência e desrespeito ao Estado Democrático de Direito, à independência dos poderes e à ordem pública.

Confira a nota do CONIF na íntegra:

Democracia para sempre

É com consternação que o pleno do Conif, Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II acompanham os desdobramentos dos atos terroristas que atentam contra a democracia brasileira, neste domingo (8/1). É necessário que os brasileiros e as brasileiras condenem esses ataques aos Três Poderes e preservem o Estado Democrático de Direito.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, não merece esse ataque sorrateiro ao seu patrimônio, que é um bem de todos os brasileiros. Os danos contra o patrimônio público, contra o Estado Brasileiro e a soberania popular precisam ser apurados, investigados e punidos ao rigor da lei, ainda que recaia sobre possíveis conivências do poder público.

Tal atentado fascista/terrorista contra o Brasil não irá triunfar e a tentativa de golpe fracassou e fracassará diante da democracia brasileira. Lula é o presidente do Brasil, Arthur Lira é o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco é presidente do Senado, Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal.

Brasília, 8 de janeiro de 2023