IMAGINE: Dia 27 inicia 5ª edição de Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras no IFRO

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 16h39 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 16h39 | Acessos: 16444

Imagine Connepi IFRO

A palestra “As conquistas e os desafios da formação com docentes de línguas estrangeiras” fará a abertura da 5ª edição do IMAGINE (Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O tema será abordado pelo Prof. Dr. Daniel Ferraz, a partir das 9 horas do dia 27 de setembro de 2022, no Campus Porto Velho Calama, junto com a Cerimônia de Abertura do IMAGINE.

O evento de dois dias acontece junto ao Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). A programação contará com comunicações, rodas de conversas, oficinas e outras atividades. O evento é voltado para professores do IFRO e de outras esferas, estudantes e interessados no processo de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. As inscrições para ouvintes estão sendo feitas pelo site do evento no link https://www.even3.com.br/IMAGINE2022 até o dia 27 de setembro.

A segunda palestra, do dia 27, às 10h45 será “Renide: um referencial de níveis de desempenho nacional para as línguas estrangeiras”, com Gretel Fernandez. À tarde, o tema é “ODS aplicados ao Ensino de Línguas com Tecnologias Educacionais” (Jaqueline Rodrigues dos Santos); e os minicursos “Os multiletramentos como práticas pedagógicas nas aulas de línguas estrangeiras” (Daniel Ferraz) e “As línguas estrangeiras nos cursos técnicos: entre o geral e o específico” (Gretel Fernandez).

O dia 28/9 continua com as oficinas e minicursos, incluindo “Como Avaliar no ensino de Línguas Adicionais para contextos Translíngues?” (Rodrigo Queiroz/UNIR); “Language and Interculturality” (ETAs/Fulbright); “Approaching 2030 Agenda in English Classes” (Maria Helena Ferrari); “Desafios e possibilidades no uso das digitalidades para o ensino de línguas” (Luiz Eduardo/IFAC e Tamara Afonso/UNIR). Ocorrem ainda as Comunicações, que estão inseridas nos eixos Formação do Professor em línguas estrangeiras: Desafios e possibilidades na contemporaneidade; Materiais didáticos, o ensino de línguas e abordagens inovadoras com o uso de novas tecnologias; e O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na promoção de valores humanistas com Integração de problemáticas globais no contexto de sala aula.

Para finalizar o evento, às 14h40 começam as palestras de internacionalização: “EducationUSA – Oportunidades de Graduação e Pós-Graduação nos EUA” (Diana Ketlem); “AFS” (Ana Paula Castro); e no encerramento, às 16h50, “As línguas estrangeiras e a legislação: na contramão do desenvolvimento sustentável?” (Gretel Fernandez).