25 estudantes do Campus Ji-Paraná, 3 de Colorado e 1 do Calama avançam na Olimpíada de Física 2022

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 12h26 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 12h26 | Acessos: 12603

21 sbf OBFEP2022Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tiveram um excelente desempenho na primeira fase da OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas). Dos 32 alunos classificados no estado de Rondônia para a 2ª fase da competição, 29 são alunos do IFRO, sendo 25 do Campus Ji-Paraná, 3 do Campus Colorado do Oeste e 1 do Campus Porto Velho Calama.

Cursando o Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFRO em Ji-Paraná, Luis Eduardo Gonçalves Nascimento Moreira afirmou que “optar por participar da OBFEP foi uma das melhores decisões da minha vida. Só a minha mãe sabe o quão feliz eu fiquei quando os resultados da primeira fase saíram. Uma ótima experiência e estou esperando a segunda fase de braços abertos”. A segunda fase da Olimpíada ocorrerá no dia 26 de novembro.

Na avaliação do Campus Ji-Paraná esta é a melhor classificação desde 2014, quando a prova passou a ser aplicada na instituição. A prova deste ano ocorreu em agosto de 2022. Os professores de Física Marco Aurélio de Jesus, Gilmar Vieira Gomes e Yara Gomes de Souza Diniz do Campus Ji-Paraná comemoraram as conquistas alcançadas pelos discentes.

“É muito gratificante para um docente ver seus alunos obterem tamanho sucesso em uma competição nacional, mesmo diante das adversidades de dois anos de aulas remotas em virtude da pandemia. Renova nossos ânimos e nos motiva a continuar oferecendo-lhes um ensino de qualidade”, comenta o Professor Marco Aurélio.

O Professor de Colorado do Oeste, Ed Carlos Souza, explica que a unidade organizou a participação dos alunos abrindo inscrições para 8 representantes participarem. “Orientei aos meus alunos não se preocuparem com a nota, mas a oportunidade de ganhar experiência para o Enem, por exemplo. Disse a eles que a única coisa que eu queria é que dessem o melhor de si. Procurassem usar o raciocínio lógico, sem se ater necessariamente a fórmulas”. Para finalizar, ele comemora: “conseguimos três aprovados! Agora, é se preparar para a segunda fase, em novembro”.

O estudante do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica matutino no Campus Calama, João Victor Magalhães, incentiva aos demais alunos a participarem da competição. “A OBFEP é uma Olimpíada que te dá muitas oportunidades, já que a física encontra-se em todo lugar. O IFRO me deu a oportunidade de fazer a OBFEP e eu passei em primeiro lugar, e espero que um dia você consiga fazer a prova e também obtenha êxito”, diz.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). As provas são aplicadas anualmente em todo o país desde 2012, estando entre seus objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Segundo o Coordenador Estadual da OBFEP/RO e docente do IFRO Colorado, Marcio Adolfo de Almeida, a Olimpíada proporciona aos alunos participantes uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Uma vez que a OBFEP é composta de questões teóricas e questões experimentais, levando o aluno a refletir de forma cognitiva e construtivista.

“O trabalho da Coordenação Estadual é incentivar a participação das Escolas Públicas Estaduais, organizar a aplicação das provas nas 1ª e 2ª fases, escolher os centros de aplicação das provas das duas fases em todo o estado, participar da reunião nacional que ocorre anualmente com todos os coordenadores estaduais na sede da SBF em São Paulo”, conclui.

Para conferir o resultado de todo o Brasil, clique neste link.