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Ação “Pró-Reitoria de Ensino Visita” estreita laços com os campi do IFRO

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 16h42 | Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2022, 16h44 | Acessos: 18694

IFRO Proen Visita 5

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proen/IFRO) iniciou a ação institucional “Proen-Visita”, que é uma política implementada visando estreitar as relações com os campi e vivenciar as rotinas e demandas das unidades de ensino a instituição. O primeiro campus visitado foi Jaru, nos dias 11 e 12 de maio de 2022.

O projeto leva em consideração o retorno total ao ensino presencial, objetivando acompanhar o processo in loco depois de passados dois anos de atendimento remoto. A instituição busca o fortalecimento dos trabalhos realizados reunindo para ouvir nos próprios campi os envolvidos nos processos de desenvolvimento do ensino, assistência estudantil, registros acadêmicos, dentre outros temas relevantes no âmbito do ensino. Outra pretensão é realizar o acompanhamento presencial na implantação do novo Sistema SUAP.

Durante o evento há reunião com toda a equipe gestora (Direção Geral, Diretoria de Ensino (DE), Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE), Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e Coordenações de Cursos, de Assistência Estudantil e de Registros Acadêmicos), e com os alunos. Na visita, representam a Reitoria: o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, mais servidores da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE/Proen), Elizangélica Fernandes da Silva, Anderson Telles e Claudete Marques; da Coordenação Geral de Registros Acadêmicos (CGRA/Proen), Marta Paulo Quirino; e da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE/Proen), Maria Rosimére Salviano de Moura.

“A Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO) é o setor que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de ensino e de atendimento ao estudante, articuladas à pesquisa e à extensão, e conforme estabelecido pelo Ministério da Educação e pelo IFRO”, explica Edslei. Cabe ao setor participar do planejamento estratégico e operacional do Instituto Federal de Rondônia, com vistas à definição das prioridades na área de ensino. Além de supervisionar os Napnes, quanto à implementação das políticas de inclusão; promover e articular com os campi as ações de avaliação e de regulação das ofertas dos cursos presenciais e a distância cuja supervisão esteja sob sua competência; propor, implantar, instruir e supervisionar as políticas de atendimento ao discente no IFRO, relativas, por exemplo, a regimes disciplinares, auxílios subsidiários à permanência do aluno e outras ações de apoio, no âmbito dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação; implantar, instruir e supervisionar os procedimentos de registros acadêmicos; e normatizar, instruir e supervisionar as atividades de biblioteca.

“Estes processos podem ser desenvolvidos a distância, mas algumas situações ou necessidades exigem visitas técnicas às unidades, especialmente no que se refere à instrução e supervisão, que são competências permanentes. As visitas técnicas administrativas são oportunidades para o levantamento de problemáticas e proposições, além de permitirem o acompanhamento aproximado das atividades em desenvolvimento e o debate de temas diversos”, explica o Pró-Reitor sobre a necessidade de contato para apresentação de projetos e aproximação das equipes das unidades que compõem o IFRO. “Considerado o cenário pós-pandemia, em que ficamos em trabalho remoto e em ensino remoto durante dois anos e estamos nos deparando com situações não vivenciadas anteriormente, este momento auxilia no diálogo e na busca por soluções em conjunto com a gestão nos campi e na Reitoria”, completa.

Campus Jaru

“A visita da Proen no campus é uma ocasião importante para compartilhar as ações realizadas pelo IFRO juntos aos alunos/familiares/professores, assim como apresentar as demandas do setor e tirar dúvidas sobre as ações pensadas pela CEI para o ano letivo de 2022. Momento importante para compartilhar também as ações exitosas realizadas no campus por meio da contratação de servidores/colaboradores para a construção/efetivação da cultura inclusiva em nossos campi”, destaca a Coordenadora do Napne/Campus Jaru, Marcela Regina.

Marcela, que respondia anteriormente pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), também observa: “na CRA tivemos a oportunidade de apresentar as demandas para aprimoramento do sistema e também tirar dúvidas sobre questões específicas do setor”.

Para o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmônico, “o Proen Visita é uma ótima ação institucional de contato, troca e comunicação com a equipe gestora e a comunidade acadêmica das unidades. Além de ser uma oportunidade de atualização das práticas que norteiam nossa área educacional, possibilita de forma mais assertiva e exitosa, apresentar as demandas e encontrar soluções conjuntas para o sucesso do nosso processo de ensino-aprendizagem”.

Conforme o Diretor de Ensino do Campus Jaru, Michael Marçal, “visualizamos o projeto Proen Visita como uma ação muito importante no processo de aproximação dos gestores do ensino com a equipe local das unidades, principalmente pela oportunidade de apresentarmos a realidade do nosso campus, seja com as ações exitosas ou com os desafios pedagógicos e administrativos que nos movimentam. Do ponto de vista administrativo e a partir das demandas que são levantadas pela comunidade acadêmica, o projeto também é uma ótima possibilidade de agilizarmos a tomada de decisões, já que temos todos os órgãos setoriais do ensino em nossa unidade”.

Pode participar das atividades alunos, servidores (docentes e técnicos), comunidade externa (pais e/ou responsáveis). No Campus Jaru, a programação começou na tarde do dia 11/5, com momento da Pró-Reitoria de Ensino com a Direção-Geral, passando pelo assessoramento para a DE/DAPE e PROEN/DAE/DDE/CENTEC/CGRAD/DE/DAPE e para os Cursos de Graduação – PROEN/DDE/DE/DAPE. Finalizando com assessoramento à Coordenação de Assistência Estudantil (CAED-DAE).

No dia 12/5, houve assessoramento à CRA – CGRA/DDE/PROEN/CRA; NAPNE – DAE/CEI/NAPNE; Cursos Técnicos – PROEN/DDE/DE/DAPE/Coordenadores. Bem como, apresentação das políticas de assistência estudantil aos alunos dos períodos matutino e vespertino. Finalizando com reunião conjunta com toda equipe do ensino DAE/DDE/DE/DAPE/CAED/NAPNE.

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