Nova plataforma MOOC de cursos on-line do IFRO entra em fase final de construção

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h51 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h51 | Acessos: 17222

MOOC IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está concluindo a construção da nova plataforma de cursos MOOC. A modalidade é conhecida por oferecer cursos on-line, de curta duração, livre acesso, gratuitos, abertos e para grandes públicos. Os cursos que irão integrar o ambiente estão em fase final de revisão para serem lançados nas próximas semanas. Com a divulgação da plataforma MOOC, os coordenadores esperam despertar interesse da comunidade interna e externa para as próximas ofertas de treinamento, bem como de servidores, para criarem cursos e prepararem seus alunos para se inscreverem.

“Já imaginou um espaço onde alunos do IFRO podem estudar juntos com pessoas de diferentes países e culturas? Onde os ex-alunos podem rever conteúdos e aprender mais com os alunos de hoje? Um espaço onde milhares de alunos e profissionais das mais diferentes áreas podem interagir e compartilhar ideias e experiências, desenvolver competências, em cursos elaborados especialmente para isso?”, questiona o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Aloir Pedruzzi Junior.

A DEaD (Diretoria de Educação a Distância do IFRO) abriu em 2021 editais para seleção de responsáveis para criação de cursos on-line no novo formato. No IFRO, os cursos MOOC podem ser disciplinas optativas, cursos de extensão, apoio ou complemento para disciplinas presenciais, treinamentos de capacitação, cursos preparatórios ou de nivelamento, cursos de introdução para atrair interessados que podem continuar estudos em cursos ou disciplinas regulares, criação de bases de conhecimento e inteligência coletiva sobre temas específicos, entre tantas outras finalidades.

A DEaD oferece suporte, apoio pedagógico, de diagramação e design dos cursos, e os autores alimentam os cursos com materiais em diferentes formatos (áudio, vídeo e texto) e criam atividades e avaliações especialmente planejadas para que o curso possa atender a milhares de pessoas, sem necessidade de intervenção do professor ao longo da capacitação. O contato da Diretoria é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os novos cursos MOOC do IFRO, que oferecerão certificado aos aprovados, estão agora em fase final de revisão. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente em fluxo contínuo, sem necessidade de aguardar turmas e com acesso imediato. “As temáticas dos cursos são diversas (biologia, didática, produção gráfica, marketing, logística, gestão, literatura, escrita científica, etc.) e pretendem agradar a diferentes públicos internos ao IFRO (professores, técnicos e alunos) e externos à instituição, pessoas de outras regiões e até mesmo países diferentes. Servidores do IFRO e profissionais convidados de outras instituições podem criar novos cursos e oferecer gratuitamente na plataforma on-line criada exclusivamente para os MOOCs”, explica Aloir.

• MOOC-IFRO
  • MOOC_IFRO