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Plataformas virtuais do IFRO são atualizadas pelas Diretorias de Educação a Distância e de Gestão de Tecnologia da Informação

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 10h46 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 10h46 | Acessos: 41702

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu a atualização das Plataformas Moodle, beneficiando a todos os alunos, professores e demais usuários que diariamente necessitam do ambiente. A ação foi promovida pela DEaD (Diretoria de Educação a Distância), em parceria com a DGTI (Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação), que organizaram e executaram no início de fevereiro o trabalho.

As Plataformas Moodle são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) onde os professores inserem os conteúdos e as atividades e os alunos em outra ponta consultam os materiais e realizam as suas atividades diretamente de suas casas ou de onde estiverem. Os espaços passaram a ser mais utilizados ainda após a suspensão das aulas presenciais no mês de março de 2020. No IFRO, a hospedagem do Moodle é realizada na infraestrutura do Datacenter da Reitoria e o gerenciamento do ambiente é realizado pela equipe da Coordenação de Suporte a Redes (CSR/DGTI/IFRO).

O Diretor de Educação a Distância, Aloir Pedruzzi Junior, fala que a atualização realizada foi importante para toda a instituição. “Possibilita a utilização de melhores aplicativos, bem como a utilização de novos plugins facilitando o uso do ambiente e tornando-o mais interativo, dinâmico e motivador para os alunos realizarem os seus estudos. Outro ponto a destacar é a questão da segurança do ambiente virtual, pois a atualização possibilita maior segurança para com os dados dos usuários e diminui a incidência de bugs”.

Aloir explica que “um dos fatores que contabilizou também para a atualização foi a solicitação de uma Professora de Língua Inglesa que desejava poder transmitir falas de feedback das atividades diretamente no AVA sem a necessidade de utilizar outros aplicativos, deste modo, com a atualização, foi possível também contribuir com o trabalho docente trazendo a possibilidade do professor trabalhar com podcast e feedback em áudio diretamente pelo AVA”.

 

Maior acesso

O Moodle já estava implantado no âmbito do IFRO como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial. Em 2020, após a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de covid-19 no Brasil e em Rondônia, passou a ser a ferramenta de gerenciamento de todas as atividades do ensino. A mudança aumentou, instantaneamente, o volume de acesso ao Moodle. O crescimento foi exponencial, saltando de 1.000 acessos diários para até 30.000 acessos por dia.

De forma emergencial, a Gestão da Tecnologia da Informação do IFRO precisou redefinir toda a arquitetura de hospedagem do sistema para suportar o volume de acessos. “Em pouco tempo o acesso aos AVAs foram normalizados e preparados para o novo cenário. Isso foi possível graças a expertise da equipe de analistas da CSR bem como as ferramentas de gerenciamento da infraestrutura do Datacenter da Reitoria que, utilizando recursos de virtualização, tornou possível escalar de forma ágil e eficiente a hospedagem dos AVAs. Além disso, um fator que contribuiu para a estabilidade e alto desempenho do Moodle foi a implantação da solução de Hiperconvergência que ampliou a capacidade de processamento e armazenamento de dados ao Datacenter”, diz o Diretor da DGTI, Erlan Fonseca de Souza.

Diante da pandemia, observou-se uma “corrida” das instituições, tanto públicas quanto privadas, pela busca de soluções de TIC a fim de prover a continuidade das atividades de forma remota. E com o IFRO não foi diferente, porque a instituição não parou. “Todas as atividades, tanto acadêmicas quanto administrativas, foram realizadas por meio de ferramentas de TIC já existentes e/ou desenvolvidas e melhoradas durante a pandemia. Cogitou-se contratar o Moodle como serviço, no entanto, fatores como alto custo e elevado tempo de implantação, impactaram na tomada de decisão de fazer reajustes na infraestrutura de hospedagem de sistemas a fim de evitar tais impactos”, relembra Erlan.

O Diretor completa mostrando que foi implantada também a ferramenta de Webconferências, o BigBlueButton, que se trata de um software livre. Foi integrado aos AVAs visando o fácil gerenciamento pelos docentes, tornando possível a realização de aulas on-line síncronas e gravadas, com diversos recursos que simulam virtualmente, práticas de sala de aula presencial. “Além disso, alinhado com as áreas finalísticas, a DGTI adota a estratégia de manter atualizado, o máximo possível, todos os sistemas hospedados, a fim de garantir a segurança e integridade das informações institucionais”, finaliza.

 

Atualização

Todos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem do IFRO estão com a última versão estável disponível (3.11.5, lançada em 17/01/2022) e os plugins listados abaixo também foram atualizados e mantidos nos ambientes:

BigBlueButton (BBB) – É um plugin de conferência que fornece compartilhamento em tempo real de áudio, vídeo, slides, quadro branco, bate-papo e tela;

Game – Esse plugin constitui-se em um bloco desenvolvido para o Moodle, que possibilita a aplicação diversas técnicas de gamificação no AVA;

H5P – Plugin utilizado para criar conteúdo interativo que aprimora a experiência de aprendizado;

Atto Word Import – Este plugin permite importar o conteúdo inteiro de um arquivo do Word 2010 (ou posterior) como HTML limpo, mantendo formatação como títulos, listas, negrito e itálico.

 Merge Users accountsPlugin que permiti que várias contas de alunos sejam consolidadas em uma;

ButtonsPlugin que permite alterar um formato de curso criando um menu com botões para acessar as sessões, uma a uma.

Sharing Cart – É um plugin que permite o compartilhamento de conteúdo do Moodle, atividades entre vários cursos.

Bloco de Acessibilidade – Permite que o usuário faça alterações no Moodle do tamanho e cor da fonte, na cor de fundo, dentre outros.

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