Empreendimento Pré-Incubado na Redinova participará de iniciativa que investirá R$ 15 milhões em até 50 empreendimentos

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h22 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h23 | Acessos: 24192

redinovaA Fitcash-Fth, empreendimento pré-incubado na Rede de Incubadoras de Empresas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Redinova/IFRO), está entre as startups selecionadas para a etapa final do Startup Invest Summit.

O evento nacional é realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Bossanova Investimentos, tendo por objetivo ampliar o ecossistema empreendedor em todas as regiões do país. Será investido um montante de R$ 15 milhões, em até 50 startups brasileiras.

O empreendedor Tiago Ferreira Cavazin iniciou o ciclo 2021 de pré-incubação pela Redinova. Segundo o Coordenador Geral Redinova, Juliano Cristhian Silva, a seleção é uma mostra do desenvolvimento de empreendimentos inovadores em Rondônia, por meio do apoio às ideias capazes de impactar a sociedade, que o IFRO e Sebrae-RO ajudam a desenvolver. A parceria Redinova e SebraeLab/RO (que é um ambiente multifuncional e um espaço de estímulo à criatividade e à inovação) tem foco no fortalecimento do ecossistema de inovação do estado. Além de promover o fortalecimento das ações empreendedoras por meio de ensino, pesquisa e extensão.

Redinova

A Fitcash-Fth é uma das 15 selecionadas nos editais de 2021 dos Núcleos Incubadores dos Campi Porto Velho Calama e Ji-Paraná. Tem como seus representantes o fundador Tiago Ferreira Cavazin (CEO) e Marcelo Ferreira Cavazin (COO).

Criada em 2019, conforme seu fundador, a Fitcash-Fth teve como base os conhecimentos adquiridos durante o processo de pré-incubação oferecido pela Redinova e SebraeLab/RO. “Durante o processo de ideação, pudemos repensar no modelo de negócio e principalmente ir a campo para ver o que realmente nosso público precisava”. Ainda segundo Tiago, foi durante a execução dos desafios propostos durante jornada que eles identificam novas oportunidades para Fitcash-Fth.

“O que contribuiu e muito com o processo de monetização, possibilitando assim a nossa seleção para uma aceleração do negócio e, consequentemente, estar entre os finalistas desta inciativa do Sebrae e Bossanova Investimentos. Agradeço e muito ao Sebrae/RO, à Redinova e às mentorias propostas pela Startadora, além das comunidades Tambaqui Valley e InovaCac que possibilitaram à Fitcash-Fth estar onde está agora”, diz.

Para o Coordenador-Geral da Redinova/IFRO, Juliano Silva, “este é um trabalho de muitas mãos que se iniciou ainda em 2016, momento em que o Instituto Federal de Rondônia preocupado com o desenvolvimento socioeconômico do estado, focado no que já acontecia em outras regiões do país, criou a Rede de Incubação de Empreendimentos (Redinova), para que Rondônia pudesse dar os primeiros passos no desenvolvimento de empreendimentos inovadores, ato este fortalecido por diversos parceiros para o desenvolvimento de ecossistema de inovação capaz de impactar no desenvolvimento da região, em especial para este ciclo de 2021 o Sebrae/RO”.

O Professor Juliano relembra que durante todo este tempo, vários foram os aprendizados, eventos e incentivos para que se desenvolvesse uma cultura voltada à inovação e principalmente ao processo de (co)criação de novas soluções que tivessem o foco em chegar à sociedade e às suas necessidades.

“Mesmo durante a pandemia este trabalho não parou e em 2021 em parceria com o Sebrae/RO, por meio do SebraeLab/RO, tivemos a oportunidade de deflagrar junto à comunidade rondoniense dois editais para oportunizar empreendedores a desenvolverem seus negócios por meio de metodologias ágeis capazes de direcionar suas ideias às necessidades do público. Com isso tivemos 15 selecionados para este ciclo de 2021, sendo que oito no Núcleo Incubador do Campus Porto Velho Calama e sete no Núcleo Incubador do Campus Ji-Paraná (ainda não inaugurado). O IFRO e o Sebrae/RO mais uma vez pioneiros em Rondônia, e agora no desenvolvimento de ideias com potencial de se transformarem em empreendimentos de impacto na região”, avalia o docente.

Para ele, ainda há muito a ser feito: “a cultura deste novo modelo de empreendedorismo ainda não está disseminada em nossa sociedade e em conjunto com as diversas comunidades espalhadas por Rondônia como: Tambaqui Valley (Porto Velho), Machado Valley (Ji-Paraná), Pimenta Valey (Pimenta Bueno), InovaCac (Cacoal), entre outras que estão a iniciar suas ações, tem ganhado voz junto ao seu local e desenvolvido e muito a cultura empreendedora em nosso estado. O resultado disso é o crescimento da participação de empreendedores em diversos processos de seleção para aceleração de seus negócios, na busca por maior ganho de escala e para isto o ecossistema forte capaz de desenvolver os negócios criados na região, fortalece a economia, se desenvolve socialmente e transforma a sociedade”, finaliza.

Saiba mais sobre o empreendimento da Fitcash-Fth na matéria do Sebrae Nacional, neste LINK, e nas matérias que falam sobre os selecionados do evento Startup Invest Summit neste LINK e neste LINK.