II Encontro Pedagógico FIC EaD é realizado pelo IFRO para colaboradores do Projeto Empoderamento da Mulher
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2021, o II Encontro Pedagógico FIC EaD. Participaram professores, mediadores, coordenadores e público externo.
O evento envolveu os colaboradores dos cursos de Empoderamento da Mulher em execução pelo IFRO neste segundo semestre. Realizados em plataforma on-line, com certificação aos participantes, os encontros iniciaram com a palestra de abertura intitulada “Estratégias para Ensino EaD”, que foi ministrada pelo Professor Aloir Pedruzzi Junior.
Pedruzzi, que é Diretor da DEaD, apresentou metodologias e estratégias pedagógicas para auxiliar os professores. No dia 4 ocorreu a palestra “Ferramentas do Moodle”, ministrada pela Professora do Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, direcionada para mediadores e professores conteudistas. Nessa aula foram demonstradas as principais ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual do IFRO.
“Esse II Encontro foi um reflexo do primeiro ocorrido em 2020 e teve como objetivo a capacitação dos colaboradores que irão atuar no Projeto Empoderamento da Mulher. A DEaD vem trabalhando no sentido de ampliar as ofertas de capacitações, gerando profissionais aptos para desempenhar as atividades na modalidade EaD”, compartilha Aloir Pedruzzi.
Ele completa dizendo que “o Instituto Federal de Rondônia é referência em educação a distância, não só em nosso estado, mas também em outros estados. Ressalto ainda a ampliação de ofertas de cursos FIC e também em outros níveis como cursos técnicos, graduações e pós-graduação, todos na modalidade de ensino a distância, que proporciona ao público independência e autonomia em relação aos seus estudos”.
No dia 5, foram duas palestras: “Mediação para Integração”, com a Professora Vanessa Barbosa, que teve como público os colaboradores que irão atuar como mediadores ou supervisores de curso; e “Coordenação de Equipes EaD”, com a Professora Jéssica Holanda Renda, voltada para os Coordenadores de Curso, em que foram explanadas várias situações relacionadas ao cotidiano das coordenações de cursos EaD.
Entre os depoimentos durante os encontros virtuais, os participantes escreveram: “Muito boa a palestra e excelente explanação dos conteúdos e sugestões”. “Parabéns, essa é uma aula que revisitarei ilimitadamente, pois ela nos guia no AVA”. “Excelente explicação! Gostaria muito de rever essa aula. Muito obrigada”.
Para Christiane Silvestrini de Morais, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Coordenadora do Projeto Empoderamento da Mulher, “o Ambiente Virtual de Aprendizagem ainda é novidade para muitas pessoas. O período de ambientação para as alunas é muito importante para que elas possam se familiarizar com as ferramentas, bem como os colaboradores que irão trabalhar no projeto, atuando como mediadores ou professores. As palestras e oficinas ministradas por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), proporcionam aos colaboradores, conhecimento e ferramentas que aprimoram seu trabalho, não só para o Projeto do Empoderamento da Mulher, mas para trabalhos futuros, uma vez que eles também fazem parte da comunidade externa”.
Redes Sociais