Aula Inaugural do Projeto Empoderamento da Mulher acontecerá nesta sexta-feira (30/7)

Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 17h12 | Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 17h13 | Acessos: 30026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará na próxima sexta-feira (30 de julho) a Aula Inaugural da 3ª edição do Projeto Empoderamento da Mulher. O evento será on-line, às 19 horas, e transmitido AO VIVO pelo canal do YouTube do IFRO no seguinte link: https://youtu.be/tEr0ayrjeuY  img mat aula inaugural emp

Participarão do evento o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, a Deputada Federal Jaqueline Cassol, a Secretária Adjunta da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres (SPM/MMFDH), Viviane Dutra, e a Coordenadora de Inclusão Social e Produtiva do IFRO, Christiane Silvestrini de Morais.

O evento contará com o painel “Trabalho, renda e empoderamento feminino”, com a presença das seguintes professoras e pesquisadoras: a) Maria das Graças Silva Nascimento Silva – Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGENERO); b) Larissa Zuim Matarésio – Doutora em Geografia pela UNIR, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo (Gesjor) e pesquisadora do GEPGENERO; c) Hellen Virgínia da Silva Alves – Doutoranda em Geografia pela UNIR, Geógrafa, bacharela em Ciências Econômicas e pesquisadora do GEPGÊNERO.

A edição 2021 do projeto, que já teve suas inscrições encerradas, ofertou 2.000 vagas divididas pelos campi do IFRO. No Campus Ariquemes, o curso a ser ministrado é de Assistente Administrativa. Ji-Paraná vai promover o curso de Assistente Financeira. No Campus Cacoal, as alunas farão FIC de Cuidadora Infantil. O Campus Colorado do Oeste ofertou vagas para o curso de Estética Facial e Maquiagem. Dos campi da capital, o Porto Velho Calama ofereceu a formação em Cuidadora de Idoso e o Campus Porto Velho Zona Norte ofertou vagas para Gestão de Vendas e Marketing Digital. Cursos de idiomas serão ofertados pelo Campus Guajará-Mirim (Espanhol Básico) e Campus Vilhena (Inglês Básico).

Público

Os cursos são voltados para mulheres a partir de 16 anos de idade, residentes em qualquer município do estado de Rondônia, e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto tem como objetivo qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no estado de Rondônia. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) visam prepará-las para o empreendedorismo e o protagonismo social e econômico, nos processos de desenvolvimento local e regional. Os cursos serão realizados na modalidade a distância (EaD), com carga horária de 160 horas, durante o período de quatro meses.

A ação está alinhada aos objetivos da Agenda 2030 de alcançar a igualdade de gênero e de empoderar todas as mulheres e meninas. E aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que também almejam a redução da desigualdade dentro e fora dos países. Para esta edição do projeto houve a indicação parlamentar para o aporte financeiro, feita pela Deputada Federal Jaqueline Cassol, que destinou R$ 700 mil para a realização das ações.