Seleção do Mestrado ProfEPT tem edital reformulado

Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 11h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 10h01 | Acessos: 58344

Seleção ProfEPT1Foi publicado o edital reformulado do Exame Nacional de Acesso (ENA) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em resposta à continuidade da pandemia covid-19, trazendo alterações visando à retomada do processo de seleção, com a avaliação ocorrendo por “Histórico Profissional e Acadêmico”.

De acordo com a Comissão Organizadora, responsável pela seleção de alunos para o ingresso, serão retomadas as atividades do ENA – Turma 2020 após ajustes no edital. A retomada havia sido atrasada uma vez que a coordenação nacional esperou o desenvolvimento da pandemia. Quando percebeu que não acabaria em 2020, foi preciso aprovar uma série de alterações em regimentos e no edital em diferentes instâncias, tais como Colegiado de Coordenadores ProfEPT, Consup/IFES (Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo) e Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Segundo a publicação realizada neste dia 22 de janeiro de 2021, os candidatos podem apresentar recurso contra o edital até 25 de janeiro de 2021. Há ainda a possibilidade de pedido de reembolso do valor pago na inscrição, em caso de desistência. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), instituição sede do mestrado, publicou matéria sobre o tema, podendo ser lida AQUI. Bem como o Comunicado ENA 01/2021 está publicado no site do IFES/página do ProfEPT.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) possui turmas do mestrado em Rondônia por meio do Campus Porto Velho Calama. Na seleção do ENA 2020 – ProfEPT/IFRO estão inscritos candidatos entre servidores da instituição e comunidade externa. Rondônia possui 22 vagas, divididas em 11 vagas para servidores do próprio IFRO, 8 vagas para ampla concorrência e 3 vagas para ações afirmativas.

Conforme o Professor Antonio dos Santos Junior, da Coordenação Acadêmica Local ProfEPT/IFRO, outros interessados devem esperar pelo processo seletivo de 2021, planejado para o segundo semestre do ano corrente.

No próximo dia 25 de janeiro, às 18h30 (horário de Brasília), será realizada uma live sobre o novo formato de seleção para o ProfEPT, no seguinte endereço: bit.ly/live-profept.

Mudanças

Na retificação de edital, há a retomada do processo seletivo para o ProfEPT. Entre as mudanças também está um novo modelo avaliativo e o encerramento das inscrições.

Considerando o cenário de pandemia ocasionado pela covid-19, que ainda se mantém, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e a análise da pesquisa realizada junto aos candidatos em outubro do ano passado, a Comissão Organizadora estabeleceu algumas mudanças no processo de seleção.

Foi definido um novo modelo de avaliação, denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT.

Tendo em vista o compromisso de realização do exame de acesso e de preservação da saúde dos agentes envolvidos, buscando evitar a transmissão do vírus, a comissão oportunizará o ingresso apenas para os candidatos anteriormente inscritos na seleção, ou seja, não serão aceitas novas inscrições.

A retificação prevê ainda a possibilidade de desistência do candidato quanto à participação no processo seletivo, sendo permitido o cancelamento da inscrição, e para os candidatos pagantes, a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.

Acesse a retificação do Edital 01/2020, clicando AQUI.

• Seleção_ProfEPT1
  • Seleção_ProfEPT2