Sobre a ABIB e Bibliotecas
Sobre a ABIB e Bibliotecas do IFRO
A Assessoria de Bibliotecas (ABIB) é o setor da Reitoria do IFRO responsável por promover a integração e o suporte técnico às bibliotecas dos Campi. Sua principal função é representar e apoiar os(as) bibliotecários(as) em ações que envolvem planejamento, normatização e gestão de serviços relacionados às bibliotecas.
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As Bibliotecas do IFRO têm como missão promover o acesso à informação, por meio da sua estrutura, acervo, serviços e difusão de inovações, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As Bibliotecas do IFRO têm por objetivos:
I - reunir, selecionar, processar e disseminar material informacional necessário às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
II - cumprir o papel de depositária da produção intelectual e científica produzida pela comunidade do IFRO, que garantam preservar, conhecer e difundir a evolução cultural, artística, científica e histórico-administrativa da Instituição;
III - proporcionar serviços de referência e educação de usuários, visando a garantir a maximização do uso dos recursos informacionais existentes;
IV - manter intercâmbio com redes e sistemas de Bibliotecas, serviços de documentação e informação, nacionais e internacionais, e participar de cooperação bibliotecária;
V - interagir com os setores de ensino, pesquisa, extensão e administração no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades pertinentes à Biblioteca;
VI - interagir com os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação visando à otimização dos serviços prestados pela Biblioteca;
VII - participar do processo de seleção e aquisição de materiais informacionais;
VIII - disponibilizar aos usuários produtos e serviços de suporte informacional;
IX - desenvolver projetos concernentes à missão do setor;
X - definir políticas norteadoras para as atividades técnicas e de atendimento da Biblioteca;
XI - promover ações de conscientização, conservação e preservação de materiais e equipamentos;
XII - buscar meios para atender às necessidades de inclusão e acessibilidade;
XIII - revisar periodicamente os produtos e serviços ofertados, a fim de aprimorá-los e adequá-los às necessidades dos usuários.
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