Serviços Disponíveis

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 14h05 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 09h34 | Acessos: 97

Servidor(a)s e estudantes do IFRO têm acesso via web à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBR’s) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Acesso online às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Solicite da Coordenação de biblioteca de seu Campus a senha de acesso a plataforma (vide aba Campus o contato).

button ficha catalografica O Sistema Gerador Automático de fichas catalográficas do IFRO está disponível <https://suap.ifro.edu.br/ficha_catalografica/ficha_catalografica/> ou através do ícone na tela não logada do SUAP. Através do preenchimento das informações solicitadas no formulário o usuário poderá gerar sua ficha catalográfica, elemento obrigatório,  de seu Trabalho de Conclusão de Cursos.

Gnuteca

O sistema de gerenciamento de informações utilizado pelas Bibliotecas do IFRO é o Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração entre Bibliotecas - GNUTECA, que tem como objetivo informatizar a gestão nos centros de ensino e informação, contribuindo na rotina diária das atividades desenvolvidas pela Biblioteca com os(as) seus(suas) usuários(as). Dessa maneira, por intermédio do Sistema GNUTECA é possível realizar consulta ao acervo físico das bibliotecas IFRO; fazer reserva e renovação de empréstimos de livros online; empréstimos entre bibliotecas IFRO; Acessar o Portal de Periódicos Capes e a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca.

A Biblioteca Digital constituída com mais de doze (12) mil títulos em português disponíveis na plataforma e segmentados em seis (6) catálogos por diversas áreas de especialização: Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Pedagógica, Saúde e Sociais Aplicadas.

Fundada em 2011 a partir de um consórcio entre as principais editoras acadêmicas do Brasil (Grupo GEN, Grupo A Educação, Editora Manole e Saraiva Educação), a Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do país. Formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais, a MB possui um amplo acervo multidisciplinar, com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científico e com acesso ilimitado e multiusuário para aluno(a)s e servidor(a)s do IFRO.

Funcionalidades:

• Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana

• Acesso simultâneo e ilimitado para os usuários cadastrados

• Disponibilização do texto completo aos alunos e professores

• Acesso de qualquer dispositivo móvel com internet

• Busca dinâmica por ISBN, título ou autor

• Acessibilidade: leitor em voz alta, tela noturna, tamanho da fonte

• Realces, anotações e marcadores nos textos que podem ser compartilhados

• Criação de tarefas, cartões de estudo e citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver

• Integração com AVA, portal da IES e sistemas de gestão de acervo

Benefícios:

• Reduzimos custos com o acervo físico

• Garantimos acesso 24/7 aos usuários cadastrados

• Eliminamos as filas de espera

• Facilitamos o trabalho dos docentes

• Melhoramos as avaliações do MEC

• Aumentamos a visibilidade institucional

• Apoiamos o engajamento dos alunos

• Integramos com AVA, portal da IES e sistemas de gestão de acervo

• Maximizamos a qualidade do ensino

• Gestão eficiente dos recursos da biblioteca

São usuários da Minha Biblioteca do IFRO:

mb

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional nas diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses, dissertações, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Logo Repositorio Institucional do IFRO

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO tem como objetivo reunir, organizar, disponibilizar em acesso aberto, dar visibilidade e preservar as produções científicas desenvolvidas no âmbito do IFRO, bem como preservar a memória institucional através do agrupamento de produções técnico-científicas em meio digital. Todos os seus conteúdos possuem acesso livre, buscando contribuir com a democratização do conhecimento e aumentar a visibilidade como o impacto da produção científica institucional.

registrado em: