Curricularização da Extensão – Biologia no Parque tem sua segunda edição no Campus Ariquemes

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 16h18 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 16h18 | Acessos: 808

Ariquemes Biologia 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou a segunda edição da atividade de Curricularização da Extensão – Biologia no Parque: A ação foi no Parque Botânico do município, no dia 24 de agosto, e teve como objetivo levar atividades de ensino (jogos, maquetes, experimentos, coleção de zoologia, dentre outras) para a comunidade de Ariquemes, com atividades para público de todas as idades.

Participaram docentes das disciplinas: Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Histologia, Genética de Populações, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Microbiologia e Zoologia I e II, e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dos 3º, 5º e 6º períodos. A proposta teve o intuito de cumprir a carga horária destinada à curricularização das disciplinas envolvidas, bem como aproximar a instituição da comunidade, favorecer a troca de experiências vividas pelos acadêmicos, dentro de uma atividade educativa voltada à comunidade.

Segundo a Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Daniely Batista Alves Martines, além de divulgar as atividades acadêmicas e cursos da instituição traz conhecimento e aproximação da comunidade junto ao IFRO. “Atividades como esta são gratificantes, pois nos ajudam como docentes a visualizarmos os acadêmicos consolidarem e demonstrarem na prática os conhecimentos que estamos transmitindo em sala de aula”, realçou.

Conforme o docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Walcleyton Ribeiro de Sousa, “as ações que exploram ambientes externos estimulam o senso crítico, a criatividade, fortalece a experiência de aprendizado dos alunos. Isso incentiva-os a aplicação de conhecimentos depreendidos de forma prática, enriquecendo seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

O acadêmico do 3° período de Licenciatura em Ciências Biológicas, Marco Antônio conta que a curricularização no Parque Botânico é de grande importância para os acadêmicos da Licenciatura em Biologia: “oferece uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um ambiente real. Esse tipo de evento é altamente significativo, pois permite que o público vivencie, na prática, conceitos como microscopia, estrutura e função de carboidratos, lipídios, proteínas, tecidos musculares e nervosos, além de conhecer espécies como serpentes e anfíbios, entre outros”.

Os professores avaliam que para os alunos, participar de eventos como este, é essencial para consolidar o aprendizado das disciplinas. “A vivência prática enriquece a formação, tornando-a mais completa e interdisciplinar. Além disso, essas experiências permitem um diálogo mais próximo entre teoria e prática, o que favorece tanto o desempenho acadêmico quanto a futura inserção no mercado de trabalho”, dizem.

“Aproximar-se dos desafios da sociedade, como a educação básica e o desenvolvimento nacional, também é um aspecto crucial. Eventos dessa natureza ajudam os futuros biólogos a desenvolverem a capacidade de compreender e atender às reais necessidades sociais, sempre a partir da perspectiva de sua formação acadêmica. Assim, esses momentos não apenas reforçam o conhecimento técnico, mas também contribuem para a formação de profissionais mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade”, afirma a Professora Daniely.

Edilene Souza Santana, acadêmica do 6º período, mostra gratidão por participar mais uma vez do Biologia no Parque. “É uma sensação incrível saber que todo esforço valeu a pena e que tanto os professores como os acadêmicos se uniram e fizeram a diferença, como é bom mostrar pra comunidade os nossos trabalhos, levar informação do que aprendemos na faculdade”, comemora.

• Ariquemes-Biologia_1
  • Ariquemes-Biologia_2