Pedidos de patentes para dispositivos didáticos são aceitos pelo INPI

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 12h54 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 12h39 | Acessos: 2395

Dispositivo didático 6Os 30º e 31º pedidos de patentes enviados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), foram aceitos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As duas invenções são dispositivos didáticos desenvolvidos pelos campi Porto Velho Calama e Ji-Paraná, respectivamente.

A invenção desenvolvida pelo Campus Porto Velho Calama trata-se de um quebra-cabeça tridimensional didático de associação de capacitores e tem por finalidade representar a associação de capacitores em série, paralela e mista em um circuito elétrico. O invento surgiu da necessidade de uma ferramenta didática e lúdica para auxiliar no ensino de física.

Segundo o professor inventor Cléver Reis Stein, com a invenção o aluno poderá aprender brincando, além de ser desafiado a montar o quebra-cabeça de forma correta para formar um circuito elétrico. “Após o aprendiz ter conseguido montar o quebra-cabeça, vai ter assimilado o posicionamento correto de um capacitor em uma ligação e ter conhecimento dos três tipos de associações”, explicou o pesquisador do projeto.

O invento desenvolvido no Campus Ji-Paraná por alunos e professores do curso de licenciatura em Química da unidade é um tabuleiro didático que objetiva trabalhar o conteúdo de química orgânica no contexto visual e prático, levando o estudante à compreensão espacial plana das ligações e estruturas moleculares orgânicas. “O tabuleiro pode auxiliar o aluno a associar os nomes às suas respectivas estruturas e também auxiliá-lo na construção das mesmas”, acrescentou o professor coordenador do projeto Renato André Zan.

De acordo com o inventor, o jogo tem como proposta uma nova possibilidade do ensino da química, com inovação e praticidade, saindo do cotidiano na sala de aula “onde o aluno deixa de ser somente um ouvinte e passa a ser um agente do conhecimento, sendo ativo e participativo do processo ensino aprendizagem”, destacou Zan.Dispositivo didático 2

Patentes requeridas

Com esses dois pedidos aceitos pelo INPI, o Instituto Federal de Rondônia atinge as 13 patentes requeridas na área de dispositivos didáticos. Conforme o coordenador do NIT, Rafael Paes de Barros, a patente requerida gera o direito de exclusividade de exploração de um produto e/ou processo inovador por seus inventores e/ou titulares por um período de tempo determinado e não prorrogável, que começa a ser contabilizado a partir do envio do protocolo do INPI ao inventor. “Acredita-se que a patente somente tem validade quando é considerada Patente Concedida, processo esse que demora entre 9 a 12 anos no Brasil. Destaco que o aceite do pedido de patente tem importância e segurança jurídica aos inventores ou titulares para a exploração das invenções”, reforçou.

• Dispositivo_didático_1
  • Dispositivo_didático_2