Mulheres de Cacoal iniciam jornada no curso de Barista
Oferta acontece através do Campus Cacoal e tem foco na sustentabilidade do Robusta Amazônico
Nesta semana, a noite da segunda-feira, 7 de abril, marcou o início de uma nova jornada profissional para 30 mulheres de Cacoal e região. O Café & Bistrô Setubal foi palco da aula inaugural do Curso de Formação Inicial de Barista, uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, por meio do Programa Mulheres Mil.
O evento inaugural contou com uma palestra do empresário e cafeicultor Juan Travain, Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Rondônia (CAFERON), que abordou o tema “Robustas amazônico: uma oportunidade sustentável para Amazônia”.
A escolha do tema da palestra inaugural não foi por acaso. Juan Travain, uma voz influente no cenário da cafeicultura rondoniense, compartilhou sua visão sobre o potencial do café Robusta Amazônico como motor de desenvolvimento sustentável para a região. Em sua apresentação, Travain destacou as características únicas do grão cultivado na Amazônia, suas qualidades sensoriais e o crescente reconhecimento no mercado nacional e internacional.
“É uma honra estar aqui hoje, presenciando o entusiasmo dessas mulheres em buscarem novas oportunidades através do café”, declarou Travain. “O Robusta Amazônico tem um futuro promissor, e a profissionalização de baristas locais é fundamental para valorizar nosso produto e fortalecer toda a cadeia produtiva de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e gerando renda para as famílias”, completou.
IFRO & Café
Dentro do desenvolvimento da cadeia produtiva do café na região Matas de Rondônia, o IFRO Campus Cacoal tem um papel relevante no desenvolvimento de estudos e na capacitação profissional. O Diretor-Geral da unidade, Adilson Miranda, destaca que essa atuação faz parte do compromisso do Instituto com a comunidade local.
“Nosso papel, além de educar, é contribuir para o desenvolvimento regional, gerando conhecimento e riqueza para todos. Junto a parceiros estratégicos, temos contribuído para que o café rondoniense continue conquistando espaço e destaque no Brasil e no mundo. Com esse curso, demonstramos ainda nosso potencial de atuar e colaborar com todas as fases da cadeia, do campo à xícara”, afirmou o Professor Adilson.
A Supervisora do curso, Denise Oliveira, enfatizou a importância da parceria com o setor produtivo e a escolha do tema da palestra inaugural. “Acreditamos que a formação de baristas qualificadas, aliada ao conhecimento sobre o potencial do nosso café Robusta Amazônico, abrirá portas significativas para essas mulheres no mercado de trabalho local e regional. Mais que formar, esperamos inspirar e mostrar às nossas alunas o vasto horizonte que se apresenta nesse momento”.
Parcerias e programa
O Café & Bistrô Setubal, que cedeu o espaço para a aula inaugural, também se mostra um importante parceiro nessa iniciativa, evidenciando a integração entre a instituição de ensino, o setor produtivo e a comunidade local. Esse é um ponto fundamental na possibilidade de oferecer essa oportunidade às alunas.
“Somos um campus agrícola afastado da zona urbana e, quando projetamos esse curso, pensamos em oferecer a melhor possibilidade a essas mulheres. Por isso, a parceria da Setubal e da Escola Graciliano Ramos, que receberá o nosso curso, evidencia o bom relacionamento do IFRO com os diversos setores da sociedade e o interesse comum de atuar para continuar promovendo transformação através da educação e formação profissional”, destacou o Chefe do Departamento de Extensão do Campus Cacoal, Raphael Vaz.
E acrescenta que o Programa Mulheres Mil, conhecido por sua atuação na promoção da autonomia feminina através da educação profissional, mais uma vez demonstra seu impacto positivo na comunidade local. O curso de barista, exclusivo para o público feminino, visa capacitar as participantes para atuarem em um mercado de trabalho em constante crescimento, impulsionado pela valorização do café de qualidade e pela crescente cultura do consumo em cafeterias e estabelecimentos afins.
Redes Sociais