Campus Guajará-Mirim realiza I Jornada de Sensibilização pela Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 07h28 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 21h29 | Acessos: 353

Guajará 14O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Napne/IFRO), Campus Guajará-Mirim, no dia 21 de setembro, realizou atividades em alusão ao dia da Luta da Pessoa com deficiência (comemorada no mesmo dia). O objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar e os convidados para o movimento de apoio e inclusão das pessoas com deficiência, intuindo conscientizar esse público a se envolver na luta pela inclusão.

A reflexão “Nada sobre nós sem nós” tem sido usada há mais de duas décadas como destaque da importância de valorizar a percepção da pessoa com deficiência perante toda e qualquer construção sobre esse público. “No Campus Guajará-Mirim, podemos dizer que ela se concretiza. Destaca-se ainda que o evento foi organizado pela equipe do Napne que se mostrou extremamente comprometida e com o envolvimento da grande maioria dos alunos do campus. Aproveitando para mencionar a colaboração importantíssima do Professor Antônio Ramiro no incentivo aos alunos pela organização da maioria das salas temáticas, Professor Paulo Lacerda, Diretora de Ensino Silvilene Brito e de toda a equipe da Caed”, destacou a Coordenadora do Napne/Guajará, Rosangela Carvalho da Costa Schmidt.

Houve apresentação do Coletivo de Teatro do Campus Guajará-Mirim durante o cerimonial de abertura do evento. Na sequência, a “Roda de Conversa: E se fosse com você?” contou com a participação do Professor José Loureone, representando o CMAE (Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado) José Rodolpho Alves Ferreira, mais os Professores Paulo Lacerda (IFRO) e Rozinete (rede municipal), e Ediléia (mãe de pessoa com deficiência) e a estudante Laís Luiza, sob mediação do Professor Augusto Rodrigues de Sousa. A realização da mesa contou com a colaboração da Professora Geane Tavares, da Pedagoga Fernanda Léia e da Assistente Social Altina Souza.

Guajará 10

Também foram realizadas 6 salas temáticas: Deficiência Intelectual, Braille (Abordando os temas Cegueira e Deficiência Visual), Libras (Língua e Cultura Surda), Transtorno do Espectro Autista, Sala Sensorial, sala das Possibilidades (Histórias de Sucesso) e sala da Mobilidade Reduzida, que entrevistou John Lennon (pessoa com deficiência que estuda Administração na Universidade Federal de Rondônia e trabalha no Ministério Público do Estado de Rondônia).

Ainda tiveram as atividades organizadas pelos alunos sob a orientação da Professora Especializada Anielle Marinho, Professora Cíntia, Aluna Angélica, Colaboradora Maíra e Professores Antônio Ramiro e Wagner Tenório. E os Esportes Inclusivos, organizados pelo terceiro semestre de Biologia e orientados pela Professora Claudete Marques (Goalball e Vôlei Sentado); Oficina de Automaquiagem oferecida para as mães atípicas, que contou com kits de presentes e a parceria da maquiadora profissional Anny Cabreira; que se disponibilizou a ensiná-las uma maquiagem básica para o cotidiano; e o almoço de vatapá de frango com arroz, feito pela apoiadora Élica Batista Souza Gonzaga e auxiliado pela equipe da Coordenação de Assistência ao Educando (Caed/Guajará), sob a organização das servidoras Altina e Fernanda.

“Finalizo externalizando minha enorme gratidão em nome da equipe do Napne, a todos os alunos, servidores, simpatizantes, convidados que se envolveram e apoiaram nossa causa”, destacou a Coordenadora Rosangela Schmidt.

• Guajará_1
  • Guajará_10