Renovado o Contrato para Acesso às Normas Técnicas da ABNT

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 15h20 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 15h23 | Acessos: 381

ABNTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Campus Vilhena, renovou o contrato de prestação de serviços para acesso, via web, à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Como cortesia, a empresa disponibilizou o acesso às Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, relacionadas à segurança e medicina do trabalho. Firmada pela primeira vez em 2020, a contratação tem permitido que estudantes e servidores do IFRO tenham acesso às normas técnicas, independentemente de sua localização física.

A plataforma permite pesquisar por: Código (número da norma); Palavra – o sistema efetua a busca através de palavras contidas: no título, no objetivo e no texto das Normas; Comitê que elaborou a Norma; ICS/CIN (Código de Identificação das normas); Publicação – a pesquisa pode ser efetuada entre períodos específicos; Status/Situação da Norma – “Em Vigor” ou “Cancelada”.

Além disso, a ABNT é responsável pela elaboração e revisão dessas Normas Técnicas e é detentora dos arquivos originais dos documentos normativos publicados, tendo, dessa forma, todas as condições para garantir a atualização diária de suas coleções.

A Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, destaca que foi realizada uma atualização nos logins e senhas de acesso à plataforma. Dessa forma, é necessário que usuários, sejam servidores e/ou alunos, entrem em contato com a Biblioteca de seu campus, ou, no caso de servidores da Reitoria, com a Abib (Assessoria de Bibliotecas), para solicitar login e senha de acesso à plataforma. O link para acesso pode ser localizado na tela inicial do Sistema SUAP ou diretamente em: https://abntcolecao.com.br/.

No dia 10 de julho, a empresa ofereceu um treinamento para os bibliotecários administradores da plataforma, via Plataforma Teams. Durante o treinamento, o representante da empresa, Claudio Sanches, demonstrou todas as funcionalidades e as permissões de acesso de administradores e usuários.

A Administradora do Campus Porto Velho Calama, Caroline Lujan de Oliveira, é mestra em Administração e doutoranda na mesma área, e relata que “em minhas demandas pessoais e profissionais, sempre utilizo as Normas da ABNT. Seja na elaboração de artigos científicos, relatórios de pesquisa ou qualquer documento acadêmico, sigo essas normas para assegurar a qualidade e a conformidade dos meus trabalhos. A aplicação dessas Normas não só aprimora a apresentação dos estudos, mas também contribui para a disseminação de conhecimento de maneira clara e organizada. Portanto, considero as Normas da ABNT indispensáveis tanto na vida acadêmica quanto profissional, sendo uma ferramenta ímpar para a construção de um trabalho sério e reconhecido”.

Caroline acrescenta que “com sua aplicação, observa-se que, consequentemente, as Normas da ABNT facilitam a leitura e a compreensão dos trabalhos, além de garantir que todas as informações necessárias estejam presentes de maneira organizada; confere maior credibilidade ao trabalho, mostrando que o autor seguiu um rigor técnico e metodológico reconhecido. Importante tanto na academia quanto no mercado profissional; para avaliadores e editores, a padronização facilita a análise e a comparação dos trabalhos, permitindo uma avaliação mais objetiva e eficiente; e ainda garante que as referências e citações sejam feitas de forma correta, reconhecendo devidamente as fontes e evitando plágio. Isso é basilar para a integridade acadêmica”.