Seminário de Pais reúne famílias no Campus Vilhena

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 13h34 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 1674

Seminário de Pais 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou no dia 30 de novembro o I Seminário de Pais, com tema “Amar é Cuidar”. Aproximadamente 100 pais estiveram presentes na reunião, que teve como objetivo fortalecer os laços entre escola e família de maneira democrática e participativa.

De acordo com a pedagoga Claudia Aparecida Prates, uma das organizadoras do evento, “este evento possibilitou uma reflexão sobre a importância de estreitar os laços entre família e escola”. Segundo ela, os temas abordados no seminário contribuíram para uma reflexão sobre os desafios de educar os jovens no século XXI, pois tratou de assuntos como: os cuidados que devemos ter nas redes sociais, a importância do afeto no relacionamento entre pais e filhos e as mudanças biológicas que ocorrem com o adolescente.

A parceria estabelecida entre família e escola cria uma relação que promove participação e diálogo podendo subsidiar o processo de ensino e aprendizagem, e propicia momentos educativos, reflexivos e com atividades vivenciais. Além de proporcionar aos pais um ambiente para expor suas opiniões, colocar suas dúvidas, o Seminário foi um espaço para a troca de ideias e saberes, cooperando na edificação do educar e elevando a autoestima dos pais, afirmando-os em seus potenciais e desafiando-os a mudanças positivas que perceberem necessárias.

“Família e escola devem estar alinhados em ações com objetivos comuns, em que compartilhem do mesmo ideal, superando conflitos e dificuldades, proporcionando ao educando, um caminho livre para a aprendizagem efetiva,” completou a pedagoga do Campus Vilhena, Clara Paula de Lima.

• Seminário_de_Pais_1
  • Seminário_de_Pais_2