Campus Ariquemes inicia 1ª turma de Agronomia

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 15h27 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h15 | Acessos: 5042

Campus Ariquemes Plantio de teca 3

Foi iniciada no dia 05 de fevereiro a oferta do curso de Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. O processo de implantação teve impulso no final do ano passado, com a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em dezembro de 2017.

O curso fornecerá 40 vagas por ano, e esta primeira turma conta com acadêmicos dos diversos municípios vizinhos a Ariquemes, atendendo ao objetivo da instituição de qualificar profissionais que possam atuar no desenvolvimento regional. “Esse era um anseio de toda a região do Vale do Jamari que, embora tenha forte influência agropecuária, não tinha um curso público de nível superior que atendesse a essa vocação regional”, destacou o Diretor-Geral do campus, Osvino Schimidt.

Dentre as atividades realizadas na primeira semana de aula, destacou-se o plantio de mudas de teca (Tectona grandis) uma espécie arbórea de alto valor comercial na região. “Creio que as atividades realizadas com os acadêmicos foram muito importantes, no sentido de apresentar a instituição e a infraestrutura disponível ao curso de Agronomia. O plantio das mudas de teca foi utilizado como uma forma de demonstrar as atividades práticas do curso e também uma forma de ‘batismo’, visto que a espécie escolhida no plantio foi utilizada como o nome da turma. E por fim, a visita à Feira do Produtor veio ao encontro da necessidade do campus em demonstrar à sociedade, onde e como pretende atuar o formado em Agronomia, e ao acadêmico as diversas possibilidades e perspectivas com o curso”, explicou o Coordenador de Curso, Luciano Reis Venturoso.

Verticalização do ensino

A implantação do curso atende ao princípio da verticalização, que é uma das características da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, uma vez que já existem no campus os cursos de Técnicos em Agropecuária e Aquicultura. Um dos estudantes da unidade que já fez um curso técnico e agora estuda o Bacharelado em Agronomia é Lucas Bravim Furlan. O acadêmico, recém-formado no Curso Técnico em Agropecuária, aprovou a semana de integração e as atividades propostas. “Realizamos uma visita à Feira do Produtor Rural de Ariquemes, com a finalidade de buscar junto ao produtor, informações sobre a produção, comercialização e principais dificuldades no sistema produtivo. A expectativa com o curso é a melhor possível, pois se trata de uma instituição comprometida com o ensino e a aprendizagem, possui uma equipe técnica administrativa e de docentes renomados e tem o melhor a oferecer para quem quer se tornar um profissional de qualidade”, comentou o discente.

Outro aluno que continuará seus estudos na unidade é Bruno Andrade Felipe Silva. Ele já estuda o Curso Técnico em Aquicultura Subsequente, que encerrará no meio do ano, e agora também a graduação em Agronomia. “Tenho grandes expectativas com este curso e o escolhi por ser uma área que me desperta o interesse, área que ainda tem muito para expandir dentro do nosso estado e no país, devido seu amplo setor de atuação e inovações tecnológicas para o campo. Além do curso de Agronomia, estou cursando o Curso Técnico em Aquicultura, isso significa que fico os três turnos no Campus Ariquemes, já que Agronomia é integral e Aquicultura é noturno. É puxado, mas eu já vi que posso aproveitar conhecimentos do curso técnico em aquicultura no curso de Agronomia e em algum tempo vou ter o retorno do que esse esforço representa hoje”, contou.

• Campus_Ariquemes_-_Plantio_de_teca_1
  • Campus_Ariquemes_-_Plantio_de_teca_2