JICS 2024: uma celebração de diversidade e valores olímpicos

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 12h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 12h42 | Acessos: 227

BASQUETEBOL FEMININOOs Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama (JICS 2024) ocorreram entre os dias 15 e 20 de julho, reunindo estudantes em competições acirradas de dez modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. As equipes, compostas por turmas dos Cursos Técnicos em Edificações, em Eletrotécnica, em Informática e em Química, representaram diferentes países da América Latina e Caribe, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo que fortaleceu os laços entre os participantes. Saiba mais aqui sobre o evento na matéria “Abertura dos Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama – JICS 2024: Celebração da Diversidade e Valores Olímpicos”.

A Presidente da Comissão Organizadora do JICS 2024, Iranira Geminiano de Melo, destacou que o evento foi marcado pela escolha da temática, abordando a diversidade e os valores olímpicos. O evento foi um sucesso, especialmente em um contexto pós-pandemia, em que havia uma alta incidência de crises de ansiedade entre os estudantes. “Trabalhamos a cooperação, o respeito, o trabalho colaborativo e a solidariedade, o que contribuiu para um ambiente tranquilo, sem registros de crises de ansiedade”, comentou a professora.

No entanto, Iranira apontou que há pontos a melhorar para a edição de 2025, como a motivação das torcidas, que foi tímida este ano, possivelmente influenciada pela paralisação das atividades. Ainda assim, os Jogos foram uma estratégia importante para a integração dos alunos, que retornaram às aulas mais concentrados e tranquilos. Ela também destacou a necessidade de reforçar o apoio aos competidores e retomar o espírito de competitividade. “Alguns atletas enfrentaram dificuldades em se dedicar plenamente, o que afetou o desempenho das equipes. É essencial que os alunos compreendam a importância de se esforçar ao máximo, mesmo em condições adversas”, afirmou.

Após os jogos, os professores de educação física do campus decidiram que a primeira aula seria dedicada a reforçar os valores do esporte e sua relação com o mundo do trabalho. “Nossa sociedade ainda separa muito essas áreas, mas é importante que os estudantes vejam os Jogos como uma oportunidade de aprender sobre regras, lidar com frustrações, trabalho em equipe e competitividade, habilidades valiosas para o mundo do trabalho”, ressaltou Iranira.

Conforme a docente, o diálogo deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar, uma vez que os valores do esporte fortalecem os jovens, ajudando-os a se inserir melhor no mercado de trabalho e a lutar por seus objetivos. Um exemplo é Tiago Tomé, egresso do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática. Quando cursava o técnico, dedicou-se ao handebol e representou o campus em competição de nível estadual e regional e teve uma excelente performance acadêmica, quase alcançando mil pontos na redação. A história de Tiago Tomé foi contada pelo IFCAST CALAMA e está disponível no Youtube do campus, junto com a história de Vitória Mayra. Eles receberam nota 980 na Redação do ENEM 2023.

Competições e resultados

FUTEBOL DE SETE MISTO

Segundo a Comissão Organizadora do JICS 2024, as competições de atletismo acontecerão em breve. Enquanto as modalidades realizadas definiram os resultados finais das competições em diferentes modalidades. No caso da disputa no Futebol de Sete Misto, Daniel Júnior, capitão do time do 3º ano de Eletrotécnica matutino, expressou sua gratidão pela experiência.

“É uma honra poder vencer esse título. Claro que não foi fácil, tivemos nossas dificuldades, mas nosso grupo foi muito guerreiro e não desistiu em nenhum momento. Fico feliz pela torcida que nos incentivou e esteve presente em todos os jogos. Quero agradecer também aos organizadores, que agiram de forma competente em todos os jogos. Dedico esse título à minha sala e ao nosso curso. É sempre uma honra poder jogar pelo curso de Eletrotécnica e ser campeão”, afirmou.

Estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática, Beatriz Cardoso, celebrou sua vitória no tênis de mesa. “Ganhei o primeiro lugar no tênis de mesa do JICS, foi incrível demais. Achei que não ia ganhar, mas esse resultado me surpreendeu. Vai ficar marcado na minha memória do meu terceiro ano”, resumiu.

Eduarda Eloana Ferreira Santana foi medalhista de ouro no xadrez individual feminino. Ao compartilhar sua alegria pela conquista, ressaltou sempre ter gostado de xadrez, “mas não sabia jogar muito bem. Resolvi me inscrever no campeonato mesmo sem lembrar de muita coisa, e comecei a treinar algumas horas antes. Fiquei muito feliz por ganhar e por adquirir mais experiência. Foi uma experiência muito legal”.

“Os JICS 2024 foram mais que uma competição esportiva; foram uma demonstração de superação e união em tempos desafiadores. A expectativa agora é que os jogos do próximo ano sejam ainda melhores, com a participação e o entusiasmo renovados de todos os envolvidos”, comenta Leonardo Leocádio, Diretor-Geral do IFRO Campus Porto Velho Calama.

Badminton Misto

BADMINTON MISTO- 1º lugar: 2° ano Edificações Vespertino