Campus Porto Velho Calama encerra Gincana Estudantil

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 11h08 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 2618

Gincana estudantil no Calama 1

O Dia do Estudante marcou o encerramento da Gincana Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A atividade final ocorreu no dia 11, sexta-feira, com a finalidade principal de oportunizar momentos de integração entre alunos e educadores de forma lúdica, divertida, dinâmica e cultural, promovendo a valorização dos estudantes e favorecendo um espaço de protagonismo.

Os vencedores da gincana, no período matutino, foram: 2° ano Curso Técnico em Eletrotécnica (1º lugar), 2° ano Curso Técnico em Informática (2º lugar) e 3° ano Curso Técnico em Informática (3º lugar). E no turno vespertino o resultado foi o seguinte: 1° ano Curso Técnico em Edificações (1º lugar), 1° ano Curso Técnico em Informática (2º lugar) e 1° ano Curso Técnico em Eletrotécnica (3º lugar). As duas equipes vencedoras (do matutino e do vespertino) participarão de um passeio, conforme projeto da Assistência Estudantil no Programa Pró-Cidadania (PROCID).

Realizada pelo Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE), a gincana envolve a comunidade em ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade e determinação, assim como a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio institucional. “O Dia do Estudante finalizou as atividades da Gincana Estudantil com ‘chave de ouro’. Foi um espetáculo de talentos e de criatividade. Várias turmas se empenharam e produziram o que estava ao seu alcance para promover uma boa competição. Ao decorrer das atividades desenvolvidas, além de algo divertido, conseguiram estabelecer uma relação de aprendizado com as temáticas e tarefas propostas, a cooperação, os valores sociais e a solidariedade”, comentou a Chefe do Departamento de Assistência ao Educando, Maria Rosimére Salviano de Moura.

Durante o evento também se favoreceram as formas de expressão dos discentes, de seu envolvimento, participação nas atividades, satisfação nas próprias produções, o que será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no planejamento da ação educativa. “A criatividade foi algo surpreendente nesse Dia do Estudante, os estudantes desenvolveram uma aprendizagem construtiva, cooperativa e significativa, utilizaram critérios que valorizaram sua expressividade e originalidade. O resultado final da Gincana Estudantil foi um ‘acumulatório’ de variadas atividades que aconteceram ao decorrer do semestre, onde o quesito criatividade sempre esteve presente. Gostaria de parabenizar e agradecer a todos os alunos que nos ajudaram a promover essa forma de educação baseada no aperfeiçoamento das motivações e das potencialidades, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento das capacidades e das habilidades de cada um”, afirmou a Presidente da Comissão Organizadora da Gincana, Nathali Fernanda Machado Silva.

Os estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica Matutino, vencedores da Gincana, avaliaram que "diante da experiência de unir duas turmas diferentes, pensamos que seria mais difícil entrar em um consenso para desenvolver as atividades da gincana, mas a força de vontade de todos trouxe como consequência a união dos alunos e o título de 1° lugar. Ficamos muito felizes ao receber esse resultado, pois foi uma forma de estímulo para nossa turma, e acreditamos ser muito importante a realização de atividades desse tipo pela instituição e é fundamental a participação dos alunos, com o apoio de servidores e professores, pois a cobrança da instituição em relação aos estudos é grande, mas essas atividades são uma forma de distração sem prejudicar os estudos. Por fim, gostaríamos de agradecer a todos os servidores pelo apoio e dedicação a realização deste evento, e em especial a professora Larissa Caye, que auxiliou desde a Semana para Vida até sua participação especial no desfile de encerramento. Esperamos que a Gincana Estudantil cresça a cada ano, trazendo novas atividades a fim de estimular outros alunos a desenvolverem atividades de interação entre si e a comunicação entre turmas".

Provas da Pré-Gincana:

1° Prova: Semana de Educação para a Vida;

2° Prova: Disciplina: A turma com o menor índice de faltas disciplinares no primeiro semestre;

3° Prova: Rendimento escolar: Análise do rendimento de notas das turmas no primeiro semestre;

4° prova: IFRO Solidário (arrecadação de cestas básicas para doação).

Provas da Gincana:

1° Prova: Se vira nos 60 – Cada turma terá 60 segundos para apresentar algo criativo que seja realizado por alunos da própria turma. Os jurados observarão os critérios: criatividade, animação e interpretação.

2° Prova: Canta Educador – Para valorizar a participação dos educadores (docentes ou técnicos) nas atividades da escola, cada turma deverá convidar um educador (a) para cantar uma música pré-escolhida pela turma. Cada educador poderá representar apenas uma turma.

3° Prova: Melhor caracterização e performance – Para cada turma será sorteada uma temática (desenho animado, filme, entre outros) que os alunos deverão representar. Os alunos farão um desfile em que os jurados observarão os critérios: fidelidade ao tema, criatividade e interpretação.

• Gincana_estudantil_no_Calama_1
  • Gincana_estudantil_no_Calama_2