Calama prepara novos momentos de integração para estudantes

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h10 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h39 | Acessos: 3159

PRECONCEITO 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está preparando uma Gincana Estudantil para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto). O lançamento da iniciativa foi realizado pelo Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE), tendo em vista que uma das tarefas da Gincana previa a participação das turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na Semana de Educação para a Vida, organizada nos dias 15 e 16 de maio. A finalidade principal é oportunizar momentos de integração entre alunos e educadores de forma lúdica, divertida, dinâmica e cultural, promovendo a valorização dos estudantes e com espaço de protagonismo.

Como incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas salas temáticas, a comissão avaliadora atribuiu uma das três notas para o desempenho das turmas na Gincana. O primeiro colocado do turno matutino foi o 2º ano de Eletrotécnica. E em segundo lugar, ficaram empatados 3º de Eletrotécnica/2º de Edificações, com o 3º de Informática em terceiro lugar. No período vespertino, a sequência dos três primeiros lugares na pontuação ficou da seguinte forma: 3º de Química, 1º Eletrotécnica/3º de Eletrotécnica e 1º de Edificações.

Segundo a estudante Maria Flôr, líder do 3º ano de Química Vespertino, "precisávamos realizar toda a organização em pouco mais de uma semana, dessa forma programamos três reuniões, em que todas as decisões foram tomadas. Nossa turma sempre gostou de participar desse tipo de evento, e geralmente nos esforçamos bastante. Dessa vez decidimos simplificar a decoração e distribuímos as apresentações em cinco grupos, sendo o tema geral 'Preconceito' dividido em: racismo, gênero, transgênero, crenças e padrão de beleza. Fizemos uso de painéis, monólogos e exposição oral. Ambicionávamos chamar atenção dos ouvintes para o conteúdo que muitas vezes está inserido em nosso cotidiano, mas nem sempre tomamos conta de sua relevância".

Conforme avaliação da turma do 2º ano de Eletrotécnica Matutino: "nós tivemos a ideia de fazer uma apresentação mais dinâmica, em que os participantes não ficassem apenas ouvindo explicações, mas que pudessem interagir com nosso tema proposto. O objetivo do Jogo da Vida foi mostrar aos participantes os lados bom e ruim quando se tratar da utilização de mídias e redes sociais, em que eles eram os peões do jogo. Demonstramos que na vida real, passamos por desafios e questionamentos, e que algumas vezes precisamos escolher entre fazer o bem ou o mal, causamos progresso ou retrocesso na nossa caminhada ao futuro. Na organização da sala e no processo de preparação até a apresentação, toda turma contribuiu de alguma forma, e no horário da apresentação, todos estavam presentes e ajudando para o bom desempenho da apresentação. Os recepcionistas do jogo fizeram uma pesquisa com os participantes para saber se estavam satisfeitos, se gostaram ou tinham algo a acrescentar, e em sua maioria, houve uma satisfação com relação à forma que abordamos o tema".

Semana de Educação para a Vida

Durante esta primeira fase, buscou-se o desenvolvimento integral dos estudantes dentro do ambiente escolar, além de estimular o trabalho coletivo e debater conhecimentos relevantes de interesses sociais, como manifestações artísticas contemporâneas, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde mental, prevenção de DSTs e gravidez na adolescência, gênero e sexualidade, violência e bullying, uso de drogas e álcool, uso de mídias, redes sociais e games, preconceito, adolescência e formação de identidade, cultura de paz, política e sociedade, xenofobia, família: conflito de gerações e educação para o trânsito. Como incentivo e reconhecimento do trabalho desenvolvido nas salas temáticas, a comissão avaliadora atribuiu uma das três notas para o desempenho das turmas.

“Os profissionais do DEPAE gostariam de parabenizar a todos os alunos envolvidos, pela brilhante capacidade produtiva, desempenho e dedicação. Estudar é uma forma de obter evolução contínua, seja como pessoas, seja como profissionais, vocês estiveram acessíveis a receber informações e souberam convertê-las em conhecimento útil e prático, não apenas sabiam, mas ampliaram e transformaram seus saberes”, avaliou a presidente da Comissão da Gincana Estudantil, a Intérprete de Libras Nathali Fernanda.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_maio_2017/26.05.17/gincana