Projeto Lapidar inicia atividades com Guarda Mirim em Colorado do Oeste

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 17h53 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01

Campus Colorado Projeto Lapidar 7

O Projeto Lapidar iniciou suas atividades na sexta-feira, 28 de julho, com as crianças e adolescentes da Guarda Mirim no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste. Os alunos do projeto tiveram aulas de artes circenses e oficina socioeducativa.

Durante a primeira aula de arte circense, a professora de Artes do IFRO, Paola Teles Maeda, abordou o tecido aéreo com os alunos. Eles trabalharam desde as bases da arte, aprendendo técnicas de aquecimento, para então realizarem suas primeiras práticas no tecido.

Valdney da Silva Ferreira, Sargento da Polícia Militar e comandante da Guarda Mirim de Colorado do Oeste elogiou a atividade. “Achei as aulas de artes circenses muito interessantes. Observamos a alegria das crianças por estarem participando de algo novo. Essa é uma boa experiência para as crianças, porque o contato com o circo não faz parte da realidade delas. Elas mostraram satisfação em aprender sobre o que é o circo, suas atividades e filosofia”, comentou o sargento.

As crianças da Guarda Mirim também tiveram a oportunidade de realizar um debate com a psicóloga do Campus, Vanessa de Melo Santana. “Nós realizamos uma atividade com as crianças que objetivou refletir a importância da comunicação e do respeito nas relações entre os pares. Buscamos promover um momento para eles se colocarem no lugar do outro, sentirem o que o outro sente, desenvolvendo a empatia e conscientizando sobre quais são os sentimentos provocados por nossas ações, sejam elas boas ou ruins”, explicou Vanessa.

Após o primeiro dia de atividades, o comandante Valdney afirmou que a Guarda Mirim está ansiosa para acompanhar as demais atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto. “Eu acredito que só temos a ganhar com esta parceria”, observou.

A coordenadora do projeto, professora Maria Lúcia Colombo, salientou a importância dessa parceria entre IFRO e PM, principalmente no que se refere ao desenvolvimento da missão institucional, que prevê que as ações extensionistas viabilizem a relação transformadora entre o IFRO e sociedade.  “É motivo de muita alegria poder contemplar e participar da concretização do projeto LAPIDAR. Estão envolvidos no projeto 15 servidores e 14 alunos do PIBID, além de colaboradores externos, que têm se dedicado muito na preparação e desenvolvimento das atividades, a fim de contribuir com a formação dessas crianças e adolescentes. Foi muito gratificante ver o sorriso e empenho das crianças durante as atividades circenses e, admirável a espontaneidade e participação na oficina socioeducativa, na qual puderam expressar suas opiniões e sentimentos, além de refletirem acerca da necessidade do respeito mútuo nas relações interpessoais”, comentou a professora.

O Projeto Lapidar

O “LAPIDAR: projeto de integração de conhecimentos para a formação das diversas dimensões humanas” é desenvolvido a partir de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, e a Polícia Militar de Colorado do Oeste.

O projeto atende crianças e adolescentes matriculados na Guarda Mirim de Colorado do Oeste por meio do desenvolvimento de atividades interdisciplinares realizadas por servidores e alunos do IFRO Campus Colorado do Oeste.

O lançamento do projeto aconteceu em 05 de julho e o encerramento está previsto para o dia 08 de dezembro de 2017, com a formatura dos Guardas Mirins.

• Campus_Colorado_-_Projeto_Lapidar__1
  • Campus_Colorado_-_Projeto_Lapidar__10