Aniversário de 37 anos de Colorado do Oeste: contribuições do IFRO nessa história

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 14h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 14h42 | Acessos: 4504

ifro area 1999

Colorado do Oeste comemorou 37 anos de aniversário no dia 16 de junho, contando há 25 anos com a presença do atual Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), antiga Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste.

A Diretora-Geral do campus, Larissa Jardim, parabenizou o município pelo seu aniversário e destacou as contribuições da presença do IFRO no município. “O IFRO faz parte da história do nosso município, pois através dele Colorado tornou-se conhecido pela qualidade dos profissionais formados neste campus. Somos referência em todo Estado, inclusive por termos sidos reconhecido pelo ENADE como o quinto melhor curso de Agronomia em termos de qualidade de ensino. Também somos reconhecidos há anos pela qualidade do Curso Técnico em Agropecuária. Consequentemente contribuímos para a valorização socioeconômica, impactando positivamente na economia local pela geração de conhecimento e desenvolvimento através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além da geração de empregos fomentando a economia regional, requerendo servidores efetivos e terceirizados”, comentou a diretora.

Ela também lembra que o campus está sempre presente na Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste (EXPOCOL), que em 2018, em sua 32ª edição, aconteceu de 13 a 17 de junho. E informou que as imagens do estande do IFRO na Expocol podem ser conferidas no Facebook do campus.

O IFRO em Colorado do Oeste

A escola que é hoje campus do IFRO foi criada através da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993, sendo transformada em autarquia em 16 de novembro do mesmo ano, através da Lei nº 8.731/93. Ela iniciou suas atividades didático-pedagógicas, com a primeira turma do curso Técnico em Agropecuária, em 13 de fevereiro de 1995. Essa turma formou-se em 20 de dezembro de 1997 e, desde então, foram implantados novos cursos e anualmente a instituição forma mais profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento regional.

Atualmente os cursos do Campus Colorado do Oeste incluem formações de nível técnico e superior, além de ter um polo de Educação a Distância (EaD), englobando um total de mais de 1,4 mil alunos matriculados.

Com sede na BR 435, Km 63 (antiga RO 399, Km 05), zona rural do município, o Campus Colorado do Oeste possui área de escola fazenda de 2.412,852 m², correspondentes a 241 hectares, dos quais 80 hectares são de reserva florestal. Ele também possui outra propriedade na Linha Nova Um de Colorado do Oeste, com 934,926 m², correspondentes a 93 hectares, onde são realizados projetos de bovinocultura de corte e de melhoramento genético.

Breve história

Colorado do Oeste tem sua origem na década de 1970 com um grande fluxo migratório para a região. Em 1975 o INCRA implantou o Projeto Integrado de Colonização Colorado, depois denominado Paulo Assis Ribeiro (PIC-PAR), que teve sua sede estabelecida no núcleo de apoio rural que deu origem a cidade de Colorado do Oeste.

O município de Colorado do Oeste recebeu sua emancipação pela Lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, sendo que a expressão “Do Oeste” foi acrescentada pela cidade estar localizada a oeste da capital Porto Velho.

• IFRO-COL-2018_1
  • Marco_do_Projeto_de_Colonização_2017