Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO Campus Colorado do Oeste se prepara para Expocol 2018

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 18h32 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 18h38 | Acessos: 1042

ifro col expocol 2017 dia 15 jun 105

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, anualmente marca presença na Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste (EXPOCOL), que em 2018, em sua 32ª edição, acontecerá de 13 a 17 de junho. O campus prepara novidades para expor em seu estande, que contará com uma área de 800 metros quadrados. A unidade também participará da carreata de abertura do evento.

O estande do IFRO costuma atrair milhares de visitantes interessados em saber mais sobre os projetos e atividades realizados na instituição. Serão mais de 25 atrações de diferentes áreas, como alimentícia, animal, vegetal e ciências. Todas as atividades serão apresentadas por alunos dos cursos ofertados no campus: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Engenharia Agronômica, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

Na área alimentícia, os convidados poderão entender melhor sobre o processamento de alimentos, tais como queijos, doces, embutidos e defumados, inclusive com degustação de pequenas porções de produtos da agroindústria da unidade. Na área de ciências, os visitantes poderão conhecer vários projetos desenvolvidos no campus, como o de aproveitamento de resíduos animais em biodigestor, observações em telescópio, dentre outros.

Na área de animais, os visitantes poderão contemplar ovinos, bovinos, búfalos, coelhos e peixes criados no campus, além de observarem estruturas de apicultura para criação de abelhas e produção de mel. Na área vegetal, será possível conhecer como funciona a ensilagem, enxertia de frutíferas, produção em hidroponia, instalações de forragens, dentre outras técnicas.

Palestras para produtores rurais

Outro destaque do estande serão as palestras realizadas durante o dia e que são voltadas aos produtores rurais, sendo a inscrição gratuita no local e contando com a emissão de certificados. Essas palestras irão abordar temas de grande utilidade para aplicação em propriedades rurais a fim de melhorar a qualidade da produção e assim aumentar a renda do produtor. A agenda de palestras será a seguinte:

Na sexta-feira, dia 15, às 16h00, acontecerá a palestra de “Biometria e qualidade da água como ferramentas para aumentar a eficiência produtiva na criação de tambaqui”, ministrada por Wagner Andreatta, mestrando em Produção Animal.

No sábado, dia 16, às 16h00, será realizada a palestra sobre “Manejo nutricional de forrageiras para gado leiteiro na Região Cone Sul de Rondônia”, ministrada por Fagton Negrão, doutor em Ciência Animal.

Fim do conteúdo da página