Campus Ji-Paraná apresentará o projeto “PodLace: Caleidoscópio Lovelace” durante o XIV CONNEPI no Pará

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 18h40 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 18h44 | Acessos: 147

O Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, terá participação do projeto “PodLace - Caleidoscópio Lovelace” durante a décima quarta edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI), que ocorrerá de 27 a 29 de agosto de 2024, em Belém (PA). Esse podcast, que tem como objetivo entrevistar mulheres empoderadas, foi selecionado para apresentação no prestigiado evento, destacando-se como um estudo de caso na promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino. Campus Ji Paraná PodLace Connepi 15

Na avaliação da coordenadora do projeto, Professora Ilma Fausto, o “PodLace - Caleidoscópio Lovelace” é mais do que um podcast, é uma plataforma de mudança social. “Ao dar voz às conquistas de mulheres em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o projeto desafia estereótipos e inspira uma nova geração de líderes femininas. A iniciativa também oferece às alunas do IFRO uma oportunidade única de desenvolver habilidades práticas em pesquisa, produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, preparando-as para futuras carreiras na indústria de tecnologia”, destacou, reforçando que o projeto também teve um resumo expandido aprovado no evento, para comunicar sua pesquisa denominada: “PodLace - Caleidoscópio Lovelace - um podcast para entrevistar mulheres empoderadas”.

Anna Beatriz de Almeida Guerra, participante do projeto, relata que participar do PodLace foi transformador. “Aprendi ainda mais sobre tecnologia e mídia, e também sobre a força das histórias de mulheres incríveis que estão moldando o futuro”, diz com entusiasmo. Kewillem Nikoly Leme Gonçalves comenta que, ao longo de 19 entrevistas com mulheres empoderadas, aprendeu sobre confiança “e luta para chegar no lugar onde queremos chegar, podemos ser o queremos ser e as entrevistadas nos mostraram isso!”.

Samara Hespanhol Fraga diz que é uma honra ser entrevistadora no PodLace. “Toda vez aprendemos algo novo com cada entrevistada. Esse projeto nos abriu muitas portas, e conhecimentos também, espero que possamos conseguir trazer cada vez mais visibilidade para o nosso projeto!”, reforça.

Para Ilma Fausto, coordenadora do projeto, “ver o PodLace ser reconhecido no CONNEPI é uma prova de que estamos no caminho certo. Esse projeto é uma celebração da capacidade feminina de liderar e inovar em qualquer campo”.

Para Marlos Hibner, que também coordena o projeto, o IFRO celebra essa conquista e reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e o desenvolvimento inclusivo. “O “PodLace - Caleidoscópio Lovelace” é um exemplo brilhante de como a educação pode transcender as salas de aula e gerar impacto social significativo”, afirma.

XIV CONNEPI 2024

A décima quarta edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI) será realizada de 27 a 29 de agosto de 2024, com  organização do Instituto Federal do Pará (IFPA), sob a temática "Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros". Pela segunda vez em Belém, o evento será realizado no formato presencial, com apresentação de trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias, palestras, mesas-redondas e Mostra Cultural.

A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e a consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal EPCT e por pesquisadores de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais.

O alcance do CONNEPI vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida dos cidadãos brasileiros.

• Campus_Ji-Paraná_-_PodLace_-_Connepi_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_PodLace_-_Connepi_10