História palpável: oficinas de Arqueologia são usadas como ferramenta de compreensão da Pré-História

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 14h31 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 15h26 | Acessos: 238

Reportagem de História 07Os alunos dos segundos anos do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) têm, por meio da disciplina História, o objetivo analisar as relações humanas no período da Pré-história. Pensando nisso, o Professor Lourival Inácio Filho, do Campus Ji-Paraná, vem desenvolvendo atividades criativas e práticas, denominadas “Oficina de Arqueologia: conceitos de classificação de machados de pedras”. Essas tarefas compreendem a identificação, a mensuração e a avaliação de possíveis aplicações e a criação de desenhos a mão livre de objetos líticos.

Durante as atividades, os estudantes foram instruídos a confrontar suas hipóteses com os dados examinados. A análise dos artefatos de pedra polida, como parte do cotidiano de nossos antepassados, desdobra a lógica tradicional da sala de aula teórica, ao introduzir o estudante em situações reais e práticas, a fim de aprimorar suas percepções sobre os objetos examinados.

Na análise do professor, a vivência foi gratificante, inventiva e empolgante devido à participação dos estudantes nas atividades propostas. Ele explica que foi buscado, em conjunto com o ensino, agregar a pesquisa, ambos pilares do Instituto Federal de Rondônia. Além disso, a proposta pretende também despertar nos jovens estudantes o sentimento de pertencimento e de territorialidade com o lugar onde moram.

• Reportagem_de_História_01
  • Reportagem_de_História_02