Atividade da Prefeitura de Rolim de Moura tem participação de representante do Campus Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 13h34 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 13h37 | Acessos: 173808

Ji Paraná em evento de Rolim de Moura 6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, esteve representado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência do Município de Rolim de Moura (RO). A Professora Ilma Fausto palestrou virtualmente, conforme convite da organização do evento. Na ocasião, ela abordou o tema “Produção de materiais educacionais acessíveis para aprendizagem – PowerPoint”.

Transmitida pelo YouTube, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pela Prefeitura de Rolim de Moura, ocorreu no dia 27/8/2021. A Secretária de Educação do Município de Rolim de Moura, Cleide Lopes, em sua fala ressaltou que é “muito importante a parceria com outras instituições que colaboram com o nosso município e o IFRO foi um parceiro em atender nossa solicitação de profissional para ministrar a palestra”. A Secretária contou que espera poder contar com essa parceria para outros projetos.

Durante a palestra, a Professora Ilma explanou sobre a necessidade da produção de documentos acessíveis, destacando os seguintes pontos: facilitar a navegação e a compreensão do conteúdo pelo maior número de pessoas; possibilitar o acesso ao conteúdo para todas as pessoas, independentemente de suas limitações temporárias ou permanentes; e a acessibilidade agrega valor ao documento produzido, gerando benefícios aos leitores. Para a docente, a parceria representa a colaboração dos servidores do IFRO com órgãos externos e a comunidade geral.

Segundo a Técnica Pedagógica do setor de Educação Especial da Prefeitura de Rolim de Moura, Vanessa Noronha Eler, é importante ter momentos educativos, como os que são feitos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, pois ajudam a conscientizar a população em geral que as pessoas com deficiência merecem respeito enquanto cidadãos.

As outras palestras da Semana abordaram temáticas como os marcos legais da área, além de “Produção de Materiais Educacionais Acessíveis para a Aprendizagem – PowerPoint”. O tema foi despertado após a Professora Vanessa ter participado da última turma do curso de Tecnologias Assistivas na Perspectiva da Inclusão ofertado pelo IFRO Campus de Ji-Paraná.

“A produção de documentos acessíveis ainda é um grande tabu, não só nas escolas, mas em todos os órgãos públicos que permeiam a nossa sociedade”, diz Vanessa. A Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Eliana Rodrigues, completa dizendo “é muito importante estar sempre trazendo temas pertinentes a facilitar a acessibilidade de nossos alunos”.

• Ji-Paraná_em_evento_de_Rolim_de_Moura_1
  • Ji-Paraná_em_evento_de_Rolim_de_Moura_2