Campus Ji-Paraná realiza Colação de Grau de Cursos Superiores e certificação de alunos de Curso Técnico

Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 08h16 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 08h20 | Acessos: 126566

Colação de Grau Campus Ji Paraná 3No dia 25 de agosto, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná realizou a Cerimônia de Colação de Grau Virtual do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e do Curso de Licenciatura em Química. Na cerimônia também foi realizada a Certificação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A cerimônia aconteceu via webconferência no Webex e foi transmitida simultaneamente pelas mídias sociais da unidade (Facebook e Youtube), pelas quais parentes, amigos e familiares puderam acompanhar os formandos.

Receberam a outorga de grau, dois formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e dois formandos de Licenciatura em Química.  Três alunos concluintes do Curso Técnico em Informática receberam a certificação.  A cerimônia foi presidida pelo Reitor Substituto, Carlos Henrique dos Santos e contou com a participação da Diretora-Geral, Letícia Pivetta, que compôs a mesa presencialmente da sala de transmissão.  O evento teve tradução em LIBRAS, realizada pelas intérpretes Ivanete Maria Ambrósio e Marcela Regina Stein dos Santos.

Segundo a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, a  cerimônia de colação de grau dos cursos superiores, bem como a certificação do curso técnico, trazem muitos sentimentos bons. “Dentre eles a alegria por ver nossos alunos vencendo o desafio a que se propuseram há 3 ou 4 anos atrás. Também sentimento de gratidão aos alunos e responsáveis por confiarem no IFRO, na educação transformadora e integral que arduamente trabalhamos para ofertar aos rondonienses. E por último orgulho dos servidores e servidoras do Campus Ji-Paraná, que não medem esforços e são incansáveis no desenvolvimento das suas atividades, sejam elas administrativas, de ensino, pesquisa ou extensão. Parabéns a todos!", falou.

Quésia do Nascimento Machado, oradora do curso de ADS, contou sua experiência pessoal ao ingressar no IFRO. “Foi uma possibilidade que me deixou extremamente feliz, mas preocupada, porque apesar de ser um grande sonho se tornando realidade, eu tinha consciência de que não seria fácil percorrer um trajeto de quase 170 km todos os dias, e de fato não foi. Todavia, foi nessa rota que conheci pessoas incríveis, que me motivaram a não desistir, e eu sempre vou levá-las comigo. Nesses últimos anos tivemos a oportunidade de obter e partilhar dados e informações, conhecemos grandiosos professores, participamos de eventos maravilhosos, como a visita ao Tribunal de Contas do Estado e a inesquecível Campus Party em 2018, fizemos, desfizemos e refizemos amizades, e conquistamos isso [diploma]. Então, não nos resta mais nada a não ser agradecer", relembrou a agora formada.

Em seu discurso, o orador do curso de Licenciatura em Química, Eduardo Aquino Santos, disse que "não há palavras que descrevam o que sentimos e vivemos enquanto docentes e alunos. O calor humano, a união, o amor e carinho sempre estiveram presentes. Este é um momento de agradecimento, a Deus por ter nos feito corajosos e sonhadores, pela bondade, por ter adoçado este caminho colocando tantos amigos, anjos que batalhavam conosco, acreditando quando nem mesmo nós acreditávamos. A nossos pais e familiares, por de forma tão maravilhosa terem nos acompanhado e se não também, suportado junto conosco os desafios enfrentados. Nosso porto seguro. Aos nossos mestres, que de forma tão sublime doaram não só seu tempo e conhecimento, mas suas experiências. Seguraram nossas mãos quando tivemos medo, assistiram de perto nossa caminhada como futuros profissionais, nos apoiaram e lapidaram nosso dom. Há muito de vocês nos químicos, professores e seres humanos que somos hoje. Obrigado!".

Para o orador do curso Técnico em Informática, Fabrício Gonçalves Figueiredo, a passagem pelo IFRO foi intensa.  “Aprendemos e aproveitamos muito. Conseguimos lidar com tudo. Enfrentamos o Ensino a Distância e lidamos com algo totalmente novo pra todo mundo, uma pandemia no início do 3° ano, que era o que a gente mais estava empolgado sabe, festa junina, dia do mico, formatura, tudo teve que ser cancelado, mas agradecemos por ter chegado até aqui bem e com saúde, enfim, demos nosso melhor para passar por tudo. Tudo que conquistei até aqui eu devo ao Instituto, aqui eu aprendi que eu podia ter amigos sendo quem sou, que eu podia conquistar tudo sendo eu mesmo e agradeço muito a cada aluno, cada amigo, cada colaborador do IFRO. A gente vai ser eternamente grato, de verdade”, destacou.

O Reitor substituto Carlos Henrique dos Santos encerrou a cerimônia destacando o trabalho desenvolvido pelos servidores do Campus Ji-Paraná durante o período pandêmico, além de parabenizar os recém-formados em Licenciatura em Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática.

• Colação_de_Grau_-_Campus_Ji-Paraná_1
  • Colação_de_Grau_-_Campus_Ji-Paraná_10