Campus Ji-Paraná obteve bons resultados nos Jogos Escolares Municipais

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h48 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 14h49 | Acessos: 1337

JEMs 1O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, foi uma das cerca de 30 escolas participantes dos Jogos Escolares Municipais (JEMs). Foram 20 diferentes modalidades disputadas durante os Jogos e os estudantes do IFRO participaram dos torneios de basquete, futsal juvenil, vôlei, judô e atletismo juvenil nos naipes masculino e feminino, além de karatê juvenil no masculino.

O Professor de Educação Física do Campus Ji-Paraná, Edivan Carlos da Cunha, avalia que enquanto primeira fase do estadual, JOER-2019, o IFRO conquistou resultados significativos durante os Jogos Escolares Municipais. “Classificamos nas modalidades coletivas que disputamos, futsal e basquete masculino e feminino. Fomos classificados para a fase do JOER Regional. No vôlei de praia fomos campeões no juvenil feminino. Nas modalidades individuais, no xadrez ganhamos no juvenil masculino e feminino”.

“Tivemos também três medalhas de ouro no karatê com os alunos Fabiano (faixa branca a verde, de 71 até 72 kg), Vini (faixa branca a verde, acima de 72 kg) e Vinicius de Assis (roxa a preta, acima de 72 kg). No Judô também tivemos o Bruno da Silva o campeão também na sua categoria (até 81 kg – médio). No atletismo a Mickaella ganhou no 200 metros rasos e no salto a distância (3,82m), no juvenil feminino. O segundo lugar ficou para a aluna Jackeline Neiva (2,54m). O aluno Ionir foi campeão nos 400m rasos do juvenil masculino”, ressalta o docente.

Para a estudante Mickaella Luiza Servilhere Lima, “participar do JEMs para mim foi e é algo incrível. Tem sempre aquela emoção se vai ganhar ou não, mas o que importa é estar dando o meu melhor, conhecer pessoas novas e se dedicar aos treinos para conseguir chegar à colocação desejada. É sempre uma lição que vai servir como experiência para o meu futuro”.

Bryan Sammuel Santos conta que sempre quis jogar no JEMs. Em sua primeira competição, compondo a equipe de basquete que alcançou segundo lugar, o estudante frisa que “foi melhor ainda jogar contra as outras escolas em casa. Fiquei bem feliz de ver minha escola com várias conquistas, classificaram várias modalidades para a fase regional, isso graças aos professores e técnicos que treinaram os times, e aos próprios alunos esforçados. Gostaria de mais apoio da escola no setor esportivo, pois o IFRO tem muito potencial, os alunos mesmo com aula integral de duas a três vezes por semana, vários trabalhos, provas e racionamento do uso da quadra em horário noturno conseguiram vários títulos para a escola. Agora vamos dar nosso melhor nas próximas fases e aproveitar essa oportunidade”.

Segundo a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, a educação física está ligada à área da saúde e a uma vida saudável. “Manter a saúde é mais importante do que depois você precisar recuperá-la. Então a educação física faz parte disso. O incentivo para os nossos alunos na participação desse tipo de evento tem sempre sido dado pelo IFRO, através dos treinos que são oferecidos na escola”. Ela ainda explica que “os alunos do IFRO possuem uma rotina estudantil com a carga horária do curso técnico e ensino médio. No entanto, apesar de todas as atividades que eles fazem, aliado ao fato de muitos dias ficarem dois turnos na escola, mesmo assim conseguem desempenhar atividades físicas, participar de competições e serem vitoriosos. Isso para nós é muito importante, pois demonstra o esforço, talento e envolvimento com os benefícios à própria saúde, ou seja, já são grandes campeões”.

Os JEMs são realizados pela Prefeitura de Ji-Paraná através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Semetur), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Semusa, Semob, Seduc/CRE/Ji-Paraná.

Como avaliação final, o professor Edivan diz que “o trabalho que iniciou com os treinamentos e seletivas dos alunos em fevereiro deu bons resultados. Agora teremos a fase regional, uma fase que requer maior treinamento e empenho, mas o Campus Ji-Paraná foi muito bem nas modalidades disputadas”.

• JEMs_1
  • JEMs_2