Projetos entregam materiais pedagógicos e sabão ao Centro Municipal de Autismo em Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h40 | Acessos: 36562

Campus Ji Paraná Projetos

Durante os meses de março e agosto de 2022 o Centro Municipal de Autismo de Ji-Paraná recebeu materiais pedagógicos e sabão produzidos pelos bolsistas e colaboradores dos projetos do Instituto Federal de Rondônia “Elaboração de materiais pedagógicos e murais interativos para estudantes autistas: um apoio às famílias e professores do Centro de Autismo de Ji-Paraná em tempos de pandemia” e “Produção e Distribuição de Sabão Caseiro em Comunidades Carentes - ação de enfrentamento à covid-19 - 2ª edição”.

O projeto “Elaboração de materiais pedagógicos” foi financiado pelo Edital de Extensão e foi iniciado em setembro de 2021. O projeto teve como objetivo colaborar com os professores e pais dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entregando um material pedagógico muito utilizado pelas crianças, sendo necessária a constante renovação.

Segundo a coordenadora do projeto, Alice Cristina, as bolsistas e colaboradores foram os responsáveis por confeccionar os materiais. Já a pintura dos painéis teve a colaboração de um aluno do curso Licenciatura em Química e dos professores do Centro. “Foi muito trabalho, porém nos sentimos realizados, sempre aprendo muito com os professores do Centro”, destacou.

A diretora Dalva Maria relatou que “os jogos são fundamentais para o desenvolvimento da atenção, memória e aprendizagem, aspectos fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As tintas doadas utilizadas na pintura dos painéis foram muito úteis para embelezar nosso espaço tornando-o mais atraente e aprazível e servindo de inspiração para os nossos estudantes.”

Ainda sobre o material pedagógico a professora do Centro, Maria Cecília Souza declarou que “os materiais facilitam o ensino dos nossos estudantes com TEA. Compreendemos que a utilização dos materiais pedagógicos é imprescindível ao desenvolvimento e dinamização das aulas, facilitando a compreensão e aquisição dos conteúdos, além de tornar as aulas mais interessantes e eficazes. Sabemos da importância dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento infantil, eles são capazes de permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente no dia a dia da escola.”

Em relação à pintura dos painéis a professora Valdinéia Rocha disse que “o estudante com TEA, em sua grande maioria, tem um amplo foco visual, por este motivo escolhemos imagens do dia a dia que contribuíssem de forma lúdica visando colaborar com o aprendizado dos nossos estudantes. Sabemos que  durante a infância é o momento  em que a criança mais absorve informações, faz descobertas e recebe estímulos. É nesse período da vida que as cores se tornam tão influentes para o desenvolvimento dos nossos pequenos”.Campus Ji Paraná Projetos 2

Quanto à participação dos bolsistas, a futura professora, licencianda em Química, Kátia Silva externou que: “confeccionar os materiais pedagógicos e promover uma qualidade de ensino mais inclusivo com esse público é encantador. Além de me fazer repensar na forma em como trabalhar com esses alunos quando eu estiver atuando no ensino de química.”

A aluna Vanessa Silva, do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, descreveu a experiência do seguinte modo. “É sempre um novo desafio quando aceitamos lidar com tamanha responsabilidade no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de crianças. Como o projeto foi desenvolvido especificamente para o Centro de Autismo, a responsabilidade foi ainda maior, pois eu, particularmente, ansiava por preparar o material da melhor maneira possível”, comentou.

Foram produzidos 206 materiais pedagógicos e 120 kits (totalizando 860 materiais elaborados), também foram entregues 205 barras de sabão produzidos pelo Projeto “Produção e Distribuição de Sabão Caseiro em Comunidades Carentes - ação de enfrentamento à covid-19 - 2ª edição”,  coordenado pela professora  Joci Neuby.

Quanto ao recebimento dos sabões a diretora Dalva falou da sua utilidade, pois o mesmo “tem sido de grande importância para a higiene dos nossos utensílios da cozinha”.

Para a professora Joci Neuby, coordenadora  do projeto do sabão  “a entrega de sabão ecológico ao Centro de Autismo é um momento de troca muito gratificante,  no qual deixo lá o sabão feito por nossos alunos bolsistas e recebo em troca a gratidão de um grupo de pessoas que trabalha para oferecer melhor qualidade de vida para as crianças que ali estão.”

Quanto à importância dos projetos de extensão realizados pelo IFRO, a coordenadora do Depex Campus Ji-Paraná, Ellen Pacífico conclui que “as ações de extensão possibilitam uma interação e integração entre o IFRO e a comunidade, causando transformação social.”