Debate on-line no Campus Ji-Paraná traz discussão sobre educação e uso das tecnologias da informação

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 17h12 | Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 17h12 | Acessos: 652

Live sobre educação e tecnologias2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, promoveu o debate “Cenários de Inovação para a Educação na Sociedade Digital”. Na oportunidade, foram discutidas perspectivas de inovação em educação com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação.

Organizada pela CEAD (Coordenação de Educação a Distância) do Campus Ji-Paraná, a palestra foi realizada dia 30 de junho, abordando a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital.

A palestra ocorreu via Google Meet, ministrada pela Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida, que escreveu o livro “Cenários de inovação para a educação na sociedade digital”, disponível AQUI.  Ela tem experiência em educação e tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Mediaram a mesa: Ilma Rodrigues de Souza Fausto (IFRO), Benilce Matos da Silva, Renata dos Santos Luz (UNIRON) e Carlaile do Vale (UNIR). No decorrer da palestra foram abordadas as questões da “Educação 5.0”. Ainda muito discutida, a “Educação 4.0” refere-se a um novo modelo que pretende revolucionar as relações entre ensino e aprendizagem. E com seu conceito mais amplo, a Educação 5.0 não faz a separação entre o desenvolvimento socioemocional e o vasto mundo da tecnologia.

Para os participantes, é nesta fase em que se vive, não havendo diferença entre as duas áreas, levando os alunos para além dos conceitos da “Era Digital”. Agora não basta só receber uma enxurrada de informações, eles precisam saber fazer a gestão delas para transformá-las em conhecimento. Daí sim chegando ao conceito 5.0.

Segundo a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andreia Mendonça dos Santos, “a palestra dialogada da Professora Maria Elizabete foi muito produtiva. Nela, foi discutido o tema Educação 5.0 e suas implicações para a educação nesse momento de pandemia da covid-19 e ensino remoto. Essa palestra foi um vídeo gravado que será mostrado no II Encontro Pedagógico e o vídeo terá um segundo objetivo, além das reflexões sobre educação remota, ele mostrará aos docentes a questão de usos de recursos tecnológicos para promover a acessibilidade de alunos surdos, por meio de uma legenda gravada pela Intérprete de Libras, e demonstrará a questão de acessibilidade aos professores”.

• Live_sobre_educação_e_tecnologias1
  • Live_sobre_educação_e_tecnologias2