Campus Porto Velho Calama e LACCRO produzem EPIs para profissionais de saúde e de segurança

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 13h17 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 13h17 | Acessos: 48494

Entrega de protetores faciais ao Hospital de Base DrA parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, e a Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (LACCRO) proporciona fabricação de equipamentos de proteção individual para doação a profissionais de saúde e de segurança no enfrentamento à COVID-19. Já foram distribuídos 1.200 protetores faciais, com previsão de entrega de mais 500 no decorrer da semana para órgãos de Rondônia e do Amazonas.

A fabricação de equipamentos de proteção individual para utilização de profissionais de saúde nas unidades hospitalares e órgãos de segurança tem sido possível através de parceria que o IFRO Calama estabeleceu com a LACCRO, uma entidade formada por acadêmicos de Medicina e Enfermagem das instituições de ensino superior de Porto Velho. Participam ainda da parceria a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) e o Hospital de Base Ary Pinheiro, o que tem permitido a fabricação de protetores faciais, máscaras, aventais e macacões. Conforme explica o presidente da LACCRO, Marcelo Correia, os protetores faciais objetivam a proteção extra ao profissional contra eventuais gotículas que possam alcançar sua face. Eles são utilizados em conjunto com as máscaras.

Dois tipos principais de protetores faciais são produzidos. O primeiro modelo é baseado na cortadora a laser, sendo feita com Poliestireno (PS), PVC e acetato. Esses materiais são cortados em cortadora a laser e posteriormente direcionados ao trabalho de voluntários que lixam, montam e higienizam as peças. O segundo modelo é feito na impressora 3D, de propriedade do IFRO Calama. A produção é mais demorada, mas consegue ampliar a disponibilidade de doações para os órgãos.

A LACCRO mobiliza os voluntários para fazer o corte e a montagem, a higienização e a distribuição dos materiais; a mobilização de doações financeiras e de materiais para desenvolver os projetos. O arquiteto Lucas Tezzari atua no corte dos materiais e os engenheiros do IFRO Calama atuam na melhoria dos produtos, como também em uma melhor logística para a linha de produção. Também atuam na produção baseada em impressora 3D, cedendo seus maquinários, materiais e profissionais para a continuidade das impressões.

Além disso, o IFRO Calama está buscando, junto aos seus projetos internos e externos, apoio estrutural e financeiro para a continuidade das produções. E os profissionais da Fiocruz participam da impressão 3D e higienização. A fabricação de materiais de proteção individual já possibilitou a doação ao Hospital de Base Ary Pinheiro; Hospital Infantil Cosme e Damião; Corpo de Bombeiros Militar; Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa); unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI); Polícia Militar; Centro de Medicina Tropical (Cemetron); Maternidade Municipal Mãe Esperança e Hospital de Amor de Porto Velho.

Desde a última semana, professores e Direção-Geral do IFRO Calama acompanham os profissionais de medicina e enfermagem que compõem a LACCRO para fazer a entrega dos produtos a esses órgãos, colaborando para que os profissionais atuem com maior segurança neste momento de enfrentamento à pandemia.

A Diretora do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Raquel Gil Costa, destaca a amplitude do HB, um dos maiores hospitais do Estado com cerca de 520 leitos ativos, e agradece ao empenho dos profissionais e acadêmicos envolvidos no projeto. “[...] Estamos aqui para agradecer a colaboração da LACCRO e de todos os profissionais e acadêmicos que se envolveram nesta ação. Eles foram extremamente importantes na confecção de equipamentos de segurança para que nossos profissionais possam trabalhar protegidos no enfrentamento à COVID-19”.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, a parceria com a LACCRO foi muito bem-vinda. “[...] Eles têm um grande poder de mobilização e são muito organizados. São majoritariamente estudantes da área da saúde, isso é muito bacana também, pois já estão dando a contribuição para essa classe de trabalhadores que estão na linha de frente no combate a essa pandemia”.

O presidente da LACCRO, Marcelo Correia, destaca que “[...] É papel fundamental das instituições de saúde orientar a população acerca da COVID-19, visando o melhor controle da pandemia com informações verdadeiras e embasadas cientificamente. Desse modo, por ser uma instituição formada por acadêmicos de Medicina e Enfermagem, há uma linha de produção de publicações sobre o assunto, permitindo instrução de qualidade à população”.

• Corte_e_montagem_dos_protetores
  • Doação_ao_Cemetron
  • Doação_ao_Centro_de_Saúde_Pedacinho_de_Chão
  • Doação_ao_Hospital_de_Amor_da_Amazônia